A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A ESCOLA: A POTÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 200400143
15
20
Título

A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A ESCOLA: A POTÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Ana Paula Parise Malavolta

    MALAVOLTA

  • Andressa Bittencourt Flores

    FLORES

  • Nitheli Cardoso Bissaco

    BISSACO

  • Thayara Carlosso Irion

    IRION

DOI
10.37885/200400143
Publicado em

15/06/2020

Páginas

29-35

Capítulo

4

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar considerações sobre o lugar e a implicação das figuras parentais na vida de uma criança que adentra para o espaço da Educação Infantil. Para isso, compartilhamos nesta escrita por meio da perspectiva do Ensaio (LARROSA,2003) a construção de uma prática educacional grupal com pais e/ou responsáveis de crianças que se apresentam inseridas no contexto de escolas de Educação Infantil na cidade de Santiago/RS, com intuito de apontar meios de reflexão acerca da infância e do ser criança. Nesse percurso, percebemos que no processo de encontros, trocas e gestos, as relações entre famílias e escola apresentam-se como arranjos fundamentais para a composição de espaços de potência, amparo e sustentação para que as crianças, possam sentirem-se seguras em suas composições singulares.

Palavras-chave

infância, família, escola, educação, infantil

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.