A CORPOREIDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR:(ENTRELAÇOS FENOMENOLÓGICOSDO PENSAR E AGIR)

Code: 210102900
12
1
Título

A CORPOREIDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR:(ENTRELAÇOS FENOMENOLÓGICOSDO PENSAR E AGIR)

Autor(a):
  • Ernesto Candeias Martins

    Martins, Ernesto Candeias

DOI
10.37885/210102900
Publicado em

03/05/2021

Páginas

182-198

Capítulo

13

Resumo

corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do ‘corpo’ com omundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articulaçõespropiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas,resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar essesconfrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e emconstante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, sociológicose pedagógicos, o sentido do ‘corpo’ e da ‘corporeidade’ no processoeducativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosóficada semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicosrelacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise hermenêuticaà ‘corporeidade’ em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa darelação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.

Palavras-chave

Corporeidade, Filosofia do corpo, Aprendizagem escolar, Merleau-Ponty, Zubiri.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.