A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA E OS SABERES HISTÓRICOS E CULTURAIS EM IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR, NA RECEPÇÃO DE FRANKLIN TÁVORA
A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA E OS SABERES HISTÓRICOS E CULTURAIS EM IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR, NA RECEPÇÃO DE FRANKLIN TÁVORA
Valdeci Rezende Borges
02/05/2021
70-91
5
Alencar, no prólogo da primeira edição de Iracema, lançada em 1865, endereçando ao amigo Dr. Jaguaribe, tratou acerca do volume que lhe havia endereçado, remetendo às “reminiscências da infância avivadas recentemente” e afirmando que “O livro é cearense”, que nele se debruça sobre sua “terra natal, canta as suas lendas, sem metro, na rude toada de seus antigos filhos”. Interrompendo a carta, apresentou o “argumento histórico da lenda”, indicou que em notas apontaria “alguns outros subsídios recebidos dos cronistas do tempo” e da “tradição oral”, “fonte importante da história”. Por fim, ao terminar a narrativa e expor as notas explicativas, retomou a conversa com o político conterrâneo, na “Carta ao Dr. Jaguaribe”, contando-lhe como e por que escreveu Iracema a partir da ideia de aproveitar aquelas lendas e tradições em alguma obra literária e que o fez numa “experiência em prosa”. Assim, a obra abarca representações culturais de práticas cotidianas presentes nas tradições orais, memórias, histórias e cultura brasileiras. De tal forma, busca-se, neste artigo, ater-se à recepção crítica do referido livro por meio das cartas de Franklin Távora a José Feliciano de Castilho, publicadas na revista Questões do dia, entre 1871 e 1872.
Ler mais...Literatura e saberes históricos e culturais; Iracema, J. de Alencar, recepção crítica, Franklin Távora.
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