A CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA NO BRASIL: UMA HISTORIOGRAFIA DE TRÊS TEMPOS

Code: 210303504
23
5
Título

A CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA NO BRASIL: UMA HISTORIOGRAFIA DE TRÊS TEMPOS

Autor(a):
  • Andréa Alice da Cunha Faria

    Faria, Andréa Alice da Cunha

DOI
10.37885/210303504
Publicado em

31/03/2021

Páginas

43-68

Capítulo

4

Resumo

Este trabalho fundamenta-se em pesquisa desenvolvida com o objetivo de demonstrar e analisar a existência de vínculos político-pedagógicos entre Agroecologia e Educação Popular. Utilizando-se principalmente de fontes primárias e entrevistas com pessoas chave, o percurso investigativo conduziu a um estudo aprofundado acerca do processo histórico de constituição do movimento agroecológico brasileiro. Estruturada sob o título “A Educação que constrói a Agroecologia no Brasil”, a pesquisa permitiu a produção de uma historiografia da Agroecologia no Brasil, em torno de três momentos articulados e denominados como: “espaços de germinação: das resistências às alternativas”; “dinâmicas de interação: da Agricultura Alternativa à Agroecologia” e “movimentos de expansão: da Pequena Produção à Agricultura Familiar”. O capítulo a seguir destina-se a uma breve apresentação desta historiografia, ao passo em que convida o/a leitor/a ao debate e aprofundamento do tema.

Palavras-chave

História da Agroecologia; Desenvolvimento; Educação Popular; Paulo Freire

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.