A CONSTITUIÇÃO DO TEMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MARCOS METODOLÓGICOS

Code: 231115004
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Título

A CONSTITUIÇÃO DO TEMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MARCOS METODOLÓGICOS

Autores(as):
  • Alexandre Augusto E Souza

    Souza, Alexandre Augusto E

  • Tânia Cristina Da Conceição Gregório

    Gregório, Tânia Cristina da Conceição

DOI
10.37885/231115004
Publicado em

30/12/2023

Páginas

9-21

Capítulo

1

Resumo

Este texto tem por questão a “pesquisa em educação”. Justifica-se a pesquisa ora apresentada pela necessidade de sistematização da trajetória dos debates sobre o tema “pesquisa em educação” no Brasil. Objetiva-se apresentar a pesquisa em educação como tema de estudo considerando os debates metodológicos selecionados em periódicos da área da educação. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e a leitura de textos selecionados com posterior síntese dessas leituras. Nos resultados verificamos três períodos distintos que marcam os debates sobre a metodologia na pesquisa em educação. Concluímos que os debates sobre a metodologia na pesquisa em educação possuem origem multidisciplinar e de diferentes áreas de conhecimento.

Palavras-chave

Pesquisa em Educação. Metodologia de Pesquisa. Periódicos da Educação.

Autor(a) Correspondente
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