A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS MATO-GROSSENSES
A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS MATO-GROSSENSES
Getúlio Velasco Moreira Filho
01/09/2023
10-42
1
A existência de infinidade de demandas sociais e a limitação de recursos impõem que esses mesmos recursos sejam invocados na justa medida para a realização das finalidades propostas. Tendo isso em conta, este ensaio busca explorar a eficiência relativa dos municípios mato-grossenses no que diz respeito aos gastos em educação fundamental no período de 2011 a 2015. Busca, centralmente, avaliar a eficiência na aplicação dos recursos públicos no desenvolvimento dos sistemas formativos municipais. Utilizando o método FDH (free disposable hull) procurou-se construir um medidor de eficiência dos gastos municipais com educação e analisou-se tais dados para cada um dos municípios mato-grossenses, classificando-os de acordo com sua eficiência, bem como em relação ao número de habitantes e à renda média per capita.
Ler mais...Gastos em educação; Desempenho; Eficiência educacional; Sistema educacional.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIAS E FUNDAMENTOS EM PESQUISA - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.