A COMPUTAÇÃO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Code: 220609161
6
1
Título

A COMPUTAÇÃO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores(as):
  • Diego Fuzinatto Amaral

    Amaral, Diego Fuzinatto

  • Gracyeli Santos Souza Guarienti

    Guarienti, Gracyeli Santos Souza

  • Carlos Henrique Cruz Salgado

    Salgado, Carlos Henrique Cruz

DOI
10.37885/220609161
Publicado em

30/07/2022

Páginas

10-20

Capítulo

1

Resumo

O impacto da Informática nas Ciências da Saúde é uma compilação de conceitos relacionados ao título do trabalho onde se abordam temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação, Teleinformática, Telemedicina, Bioinformática e Medicina Baseada em Evidências. Assim, o presente trabalho se baseia em uma revisão bibliográfica do que há de mais novo em termos de uso de TIC na área da saúde. A ideia do presente trabalho foi o de mostrar que o uso da tecnologia da informação nas ciências da saúde não é um fenômeno atual, inicialmente foi voltado para a administração e processamento de dados estatísticos gerados em clínicas e hospitais, hoje, abrange quase todas as áreas da medicina moderna, na qual estão acoplados sistemas sofisticados e programas de equipamentos de última geração. Assim, por exemplo, a Medicina Baseada em Evidências constitui um repensar dos conceitos teórico-práticos na formação do médico que leva em conta a experiência individual de cada profissional inserido nessas mudanças.

Palavras-chave

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Teleinformática, Telemedicina, Bioinformática, Medicina Baseada em Evidências.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.