A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEATRO NA EDUCAÇÃO
A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEATRO NA EDUCAÇÃO
Ivo Ribeiro de Sá
Leonardo Birche de Carvalho
17/11/2020
20-28
1
A presente pesquisa, em desenvolvimento, parte do princípio que, devido à obrigatoriedade do ensino do Teatro no componente curricular Arte, pode haver diferentes interpretações sobre seu ensino no contexto educacional. Assim, o objetivo do estudo é investigar a compreensão de professoras e professores sobre a prática e o uso do Teatro nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia proposta é descritiva quali-quantitativa, com apoio teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais. O instrumento de coleta de dados é um questionário com questões fechadas e abertas, a ser aplicado a professoras e professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental de sistemas públicos de ensino, que trabalhem no Estado de São Paulo. Como resultado parcial obtido em revisão de literatura e interpretação dos documentos oficiais, já realizados, observou-se que há déficit de formação de professoras e professores de Teatro no país, bem como distância entre a arte teatral e a escola.
Ler mais...Teatro na escola; Formação de professores; Representações Sociais
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.