A COMPLEXIDADE DA LINGUAGEM ANALÓGICA EM CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Code: 210906271
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Título

A COMPLEXIDADE DA LINGUAGEM ANALÓGICA EM CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores(as):
  • Sandra Mara Soares Ferreira

    Ferreira, Sandra Mara Soares

  • Maurício Compiani

    Compiani, Maurício

DOI
10.37885/210906271
Publicado em

31/10/2021

Páginas

14-26

Capítulo

1

Publicado no livro

AUTISMO: AVANÇOS E DESAFIOS

Resumo

Em tempos de inclusão educacional é importante que a aprendizagem abranja a turma toda. No ensino de ciências, o uso de analogias possibilita o estabelecimento de relações e comparações entre fenômenos diferentes pelas suas similaridades. Os alunos que apresentam o transtorno do espectro autista pensam de forma concreta e interpretam a linguagem de forma literal. Essas especificidades não os permitem compreender as relações analógicas e metafóricas. Este estudo tem por objetivo destacar a importância de se considerar os aspectos da comunicação e linguagem dos alunos com o transtorno do espectro autista, a partir de seus interesses sensoriais e sensibilidades, possibilitando o uso de estratégias de aprendizagem que atinjam suas necessidades e singularidades.

Palavras-chave

Linguagem Analógica, Comunicação e Linguagem, Transtorno do Espectro Autista.

Autor(a) Correspondente
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