A CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES SOB A ÓTICA DA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO SERTÃO CENTRAL

Code: 230713638
5
0
Título

A CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES SOB A ÓTICA DA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO SERTÃO CENTRAL

Autores(as):
  • Maria Luciane Silva De Medeiros

    de Medeiros, Maria Luciane Sila

  • Aline Soares Campos

    Campos, Aline Soares

  • Thaidys Da Conceição Lima Do Monte

    do monte, Thaidys da Conceição Lima

  • Mirian Silva Freitas

    Freitas, Mirian Silva

  • Gabriel Campelo Ferreira

    Ferreira, Gabriel Campelo

  • Maria Petrília Rocha Fernandes

    Fernandes, Maria Petrília Rocha

  • Jean Silva Cavalcante

    Cavalcante, Jean Silva

DOI
10.37885/230713638
Publicado em

30/07/2023

Páginas

60-68

Capítulo

5

Resumo

Objetivo: A Educação Física enquanto área do conhecimento científico e que tem omovimento humano como objeto de estudo tende a contribuir para a visualização depossibilidades concretas de transformações, subsidiando a prática pedagógica efavorecendo a construção de saberes e aprendizagens. Sendo assim, o professor deve estarapto para as novas tendências educacionais. Esta pesquisa investigativa descreve umaexperiência realizada na Educação Física escolar, com ênfase na Classificação dosesportes, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso,apresenta reflexões acerca dos aspectos históricos e conceituais, diferença entre esporte“da” escola e esporte “na” escola, diferenças entre esportes e jogos e a classificação dosesportes de acordo com a BNCC. Métodos: Utilizamos dos pressupostos da pesquisaqualitativa, a partir de um relato de experiência, realizado na disciplina de EducaçãoFísica, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, acerca da unidade temática dosEsportes. O lócus da pesquisa foi a Escola Pública de Educação Profissional de EnsinoMédio, localizada no município de Caridade/CE. A pesquisa realizou-se em setembro de2022. Resultados: Os resultados evidenciaram que a experiência ampliou oconhecimento dos alunos acerca da classificação dos esportes, possibilitando odesenvolvimento e a experimentação de práticas esportivas até então desconhecidas pelos alunos, favorecendo o desenvolvimento de aspectos como a cooperação, interação com oadversário, desempenho motor, objetivos táticos e permitindo a reflexão sobre aimportância do componente curricular Educação Física. Conclusão: Este relato deexperiência permitiu-nos inferir que as atividades realizadas nas aulas de EducaçãoFísica, ampliaram o conhecimento sobre a classificação dos Esportes, contribuindo efortalecendo para uma Educação Física escolar de qualidade.Palavras-chave: BNCC, Esportes, Educação Física Escolar.

Palavras-chave

BNCC, Esportes, Educação Física Escolar.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.