A CIDADE ALÉM DO SAMBA E FUTEBOL: A PRESENÇA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA MARCA RIO

Code: 211206915
5
4
Título

A CIDADE ALÉM DO SAMBA E FUTEBOL: A PRESENÇA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA MARCA RIO

Autor(a):
  • Patricia Cerqueira Reis

    Reis, Patricia Cerqueira

DOI
10.37885/211206915
Publicado em

29/12/2021

Páginas

45-66

Capítulo

4

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar como os elementos associados ao patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro aparecem na dimensão histórica cultural de uma marca de cidade, fortalecendo sua identidade diante de cenários adensados de competitividade entre cidades. O argumento central aponta que a gestão de uma marca territorial produzirá efeitos positivos no adensamento das relações que se estabelecem no território se houver tanto o reconhecimento de seus elementos formadores de identidade, quanto estratégias de comunicação que promovam esses elementos alinhando a imagem resultante da comunicação com a identidade da marca. Entretanto, quando há uma dispersão dos esforços de comunicação da marca, as externalidades positivas associadas a cultura e ao patrimônio se perdem diante da disputa midiáticas de conteúdos desconexos pela ausência de uma gestão pública direcionada tanto para a promoção quanto para a preservação da memória.

Palavras-chave

Rio de Janeiro, Marca Rio, Cultura, Patrimônio; marca, Marketing territorial

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.