A CIDADE ALÉM DO SAMBA E FUTEBOL: A PRESENÇA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA MARCA RIO
Patricia Cerqueira Reis
Reis, Patricia Cerqueira
29/12/2021
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POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA COMPREENSÃO CIENTÍFICA DO REAL - VOLUME 3
O objetivo deste artigo é examinar como os elementos associados ao patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro aparecem na dimensão histórica cultural de uma marca de cidade, fortalecendo sua identidade diante de cenários adensados de competitividade entre cidades. O argumento central aponta que a gestão de uma marca territorial produzirá efeitos positivos no adensamento das relações que se estabelecem no território se houver tanto o reconhecimento de seus elementos formadores de identidade, quanto estratégias de comunicação que promovam esses elementos alinhando a imagem resultante da comunicação com a identidade da marca. Entretanto, quando há uma dispersão dos esforços de comunicação da marca, as externalidades positivas associadas a cultura e ao patrimônio se perdem diante da disputa midiáticas de conteúdos desconexos pela ausência de uma gestão pública direcionada tanto para a promoção quanto para a preservação da memória.
Rio de Janeiro, Marca Rio, Cultura, Patrimônio; marca, Marketing territorial
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