A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO PARA A BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E DE QUALIDADE
Flávio Aparecido de Almeida
Almeida, Flávio Aparecido de
29/12/2021
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POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA COMPREENSÃO CIENTÍFICA DO REAL - VOLUME 3
O objetivo desse estudo é verificar de que modo a avaliação institucional pode ser utilizada como ferramenta de promoção de valores democráticos nas escolas e instrumento para a busca de qualidade na educação. Utilizando como método de investigação a pesquisa bibliográfica, ou seja, com base na análise de obras de autores como Dias Sobrinho (2004), Lück (2012), Riolfi e Garcia (2012), dentre outros que se dedicam a temática em questão, busca demonstrar que a avaliação institucional, realizada com a participação ativa de todos os atores que compõem o espaço escolar pode ser capaz de produzir importantes benefícios não só para a instituição educacional, mas também para a sociedade, ao fornecer subsídios que levem à ações concretas rumo a construção de uma escola democrática e de qualidade. Parte do pressuposto de que a implementação de um processo de avaliação institucional é condição básica para que uma escola sobreviva e se desenvolva frente às mudanças desses novos tempos, pois é através deste mecanismo que as instituições educacionais poderão questionar se de fato tem cumprido sua função social: formar cidadãos críticos, participativos e conscientes de seu papel na sociedade.
Avaliação Institucional, Ensino público, Qualidade da educação.
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