A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESPORTIVO NO CHEERLEADING
Beatriz Batista de Santi
Santi, Beatriz Batista de
Iasmin Barboza dos Santos Gonçalves
Gonçalves, Iasmin Barboza Dos Santos
Kethleen Ohana Pot
Pot, Kethleen Ohana
01/07/2022
22-38
2
O presente trabalho narra a experiência do trio de estágio supervisionado de psicologiado esporte do décimo período do curso de psicologia da Pontifícia UniversidadeCatólica do Paraná. Objetivo: Aplicar recursos e técnicas da psicologia do esportevisando otimizar o desempenho de atletas de cheerleading. Métodos: Pesquisanarrativa, que busca explorar, descrever e compreender a experiência vivência na práticade estágio em psicologia do esporte seguindo de modo cronológico as atividadesrealizadas. Resultados: Este campo de atuação estuda como os fatores psicológicosafetam o desenvolvimento motor e como a atividade física impacta o desenvolvimentopsicológico. Ademais, vale ressaltar a existência de três especializações, sendo elas a depesquisador, professor e consultor e duas especialidades: psicologia clínica do esporte epsicologia educacional do esporte. No decorrer da confecção do trabalho foramrealizadas pesquisas teóricas para tornar o conhecimento acerca do assunto mais claro.Para isso, foram exploradas e registradas no trabalho as temáticas mindset eresponsabilização, consciência corporal e auto regulação, comunicação, concentração,motivação, ativação, estresse e ansiedade. Para tornar o conhecimento mais fluido,foram realizadas atividades práticas com a equipe de cheerleading, sendo 15intervenções grupais presenciais, 6 intervenções grupais online, 9 anamnesesindividuais, 12 reuniões locais e 19 supervisões, totalizando 61 intervenções. A etapadiagnóstica do trabalho é composta por uma anamnese, um inventário de temperamentoe uma atividade de apadrinhamento. Conclusão: A partir disso, nota-se a importânciada psicologia do esporte, para que haja melhor desempenho dos atletas durante treinos ecompetições, através dos treinos de habilidades psicológicas, que devem serconstantemente estimuladas para aprimorar atenção, concentração e confiança, pois taisatributos contribuem com o funcionamento harmônico da equipe.
Psicologia do esporte, Cheerleading, Psicólogo.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.