A ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS NO CONTEXTO HOSPITALAR

Code: 230814071
2
0
Título

A ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS NO CONTEXTO HOSPITALAR

Autor(a):
  • Lyana Duarte Borba Da Silva

    SILVA, L.D.B

DOI
10.37885/230814071
Publicado em

30/12/2023

Páginas

422-440

Capítulo

32

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIII

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir a formação proposta pelo curso de graduação em Pedagogia e compreender a busca por qualificação continuada dos pedagogos que atuam no contexto hospitalar. Parte-se do pressuposto de que embora normalmente se relacione a Pedagogia com espaços escolares, este não é o único campo de atuação possível, com destaque para práticas no campo Empresarial, Social, Hospitalar e Jurídico. No hospital, o exercício da pedagogia não é novo, ainda que inicialmente voltado para a área assistencial. Diante da dinâmica transformação das ciências da saúde, a Pedagogia assume responsabilidade pela aproximação teórica da escola com o hospital, por intermédio das metodologias ativas e aprendizagem significativa impulsionadas por políticas públicas de saúde, norteadores importantes dos processos de cuidado aos pacientes e profissionais. Em diálogo com o referencial teórico, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho social, caracterizada como pesquisa participante, realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. Como procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com cinco pedagogas que atuam em setores paralelos ao assistencial, denominados Diretoria de Ensino, Serviço de Educação em Enfermagem e Serviço de Qualificação e Aperfeiçoamento Continuado. Os dados coletados foram submetidos aos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados encontrados evidenciam a importância de o currículo da graduação em Pedagogia demonstrar aos futuros pedagogos as possibilidades de atuação, dando a oportunidade de o mesmo conhecer outros contextos não escolares. Também foi possível identificar a qualificação continuada das pedagogas que optam pela carreira no contexto hospitalar.

Palavras-chave

Pedagogia hospitalar, Educação na saúde, Pedagogia em espaços não-escolares.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.