A ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS DO CAMPO QUE SE DIFERENCIAM
Fernando Antonio Oliveira Coelho
Coelho, Fernando Antonio Oliveira
Maria De Fátima Vilhena Da Silva
Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Francisco Hermes Santos Da Silva
Silva, Francisco Hermes Santos da
01/07/2022
10-21
1
O presente projeto de pesquisa teve como objetivo, avaliar as práticas pedagógicas dos professores da Escola Família Agrícola (E.F.A), de São Luís Gonzaga do Maranhão, uma escola que adota a pedagogia por alternância. O procedimento metodológico obedeceu ao planejamento de uma sequência de ações, entre as quais, a visita à escola para a exposição da proposta de trabalho, a divulgação da proposta aos professores e a realização das entrevistas com os professores. Os resultados da pesquisa tiveram como referência o questionário previamente elaborado pelos pesquisadores. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que a pedagogia por alternância tem favorecido o estreitamento das relações entre a escola e as famílias. Foi possível concluir também, que a E.F.A de São Luís Gonzaga contribui para a formação de cidadãos mais comprometidos com as questões ambientais.
Escolas do campo, Pedagogia por alternância, Interdisciplinaridade, Aulas de campo.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.