A ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS DO CAMPO QUE SE DIFERENCIAM

Code: 220509006
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Título

A ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS DO CAMPO QUE SE DIFERENCIAM

Autores(as):
  • Fernando Antonio Oliveira Coelho

    Coelho, Fernando Antonio Oliveira

  • Maria De Fátima Vilhena Da Silva

    Silva, Maria de Fátima Vilhena da

  • Francisco Hermes Santos Da Silva

    Silva, Francisco Hermes Santos da

DOI
10.37885/220509006
Publicado em

01/07/2022

Páginas

10-21

Capítulo

1

Resumo

O presente projeto de pesquisa teve como objetivo, avaliar as práticas pedagógicas dos professores da Escola Família Agrícola (E.F.A), de São Luís Gonzaga do Maranhão, uma escola que adota a pedagogia por alternância. O procedimento metodológico obedeceu ao planejamento de uma sequência de ações, entre as quais, a visita à escola para a exposição da proposta de trabalho, a divulgação da proposta aos professores e a realização das entrevistas com os professores. Os resultados da pesquisa tiveram como referência o questionário previamente elaborado pelos pesquisadores. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que a pedagogia por alternância tem favorecido o estreitamento das relações entre a escola e as famílias. Foi possível concluir também, que a E.F.A de São Luís Gonzaga contribui para a formação de cidadãos mais comprometidos com as questões ambientais.

Palavras-chave

Escolas do campo, Pedagogia por alternância, Interdisciplinaridade, Aulas de campo.

Autor(a) Correspondente
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