A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO: DISCUSSÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 210404099
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Título

A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO: DISCUSSÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Ana Paula Gladcheff Munhoz

    Munhoz, Ana Paula Gladcheff

  • Andrea Maturano Longarezi

    Longarezi, Andrea Maturano

  • Carolina Picchetti Nascimento

    Nascimento, Carolina Picchetti

  • Débora Cristina Piotto

    Piotto, Débora Cristina

  • Elaine Sampaio Araujo

    Araujo, Elaine Sampaio

  • Fabiana Fiorezi de Marco

    Marco, Fabiana Fiorezi de

DOI
10.37885/210404099
Publicado em

02/06/2021

Páginas

16-35

Capítulo

1

Resumo

Este artigo apresenta discussão sobre o processo de desenvolvimento do pensamento teórico por meio do trabalho escolar, tendo por base os fundamentos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural. A partir da análise de uma atividade pedagógica realizada com um grupo de crianças em idade pré-escolar e organizada à luz da proposição da Atividade Orientadora de Ensino, procura-se evidenciar as mediações pedagógicas que se apresentam como necessárias para que os conceitos teóricos se coloquem como conteúdo central da atividade de ensino do professor. Procurou-se demonstrar e defender a tese que o pensamento teórico pode ter início desde a educação infantil quando o ensino organiza ações nas quais o conhecimento teórico, expressão da unidade entre o produto e o processo do movimento lógico-histórico de elaboração do conceito, coloca-se como elemento central da atividade dos sujeitos.

Palavras-chave

Pensamento teórico, Atividade pedagógica, Educação infantil.

Autor(a) Correspondente
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