A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO: DISCUSSÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Paula Gladcheff Munhoz
Munhoz, Ana Paula Gladcheff
Andrea Maturano Longarezi
Longarezi, Andrea Maturano
Carolina Picchetti Nascimento
Nascimento, Carolina Picchetti
Débora Cristina Piotto
Piotto, Débora Cristina
Elaine Sampaio Araujo
Araujo, Elaine Sampaio
Fabiana Fiorezi de Marco
Marco, Fabiana Fiorezi de
02/06/2021
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Este artigo apresenta discussão sobre o processo de desenvolvimento do pensamento teórico por meio do trabalho escolar, tendo por base os fundamentos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural. A partir da análise de uma atividade pedagógica realizada com um grupo de crianças em idade pré-escolar e organizada à luz da proposição da Atividade Orientadora de Ensino, procura-se evidenciar as mediações pedagógicas que se apresentam como necessárias para que os conceitos teóricos se coloquem como conteúdo central da atividade de ensino do professor. Procurou-se demonstrar e defender a tese que o pensamento teórico pode ter início desde a educação infantil quando o ensino organiza ações nas quais o conhecimento teórico, expressão da unidade entre o produto e o processo do movimento lógico-histórico de elaboração do conceito, coloca-se como elemento central da atividade dos sujeitos.
Pensamento teórico, Atividade pedagógica, Educação infantil.
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