A ARTETERAPIA COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

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Título

A ARTETERAPIA COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores(as):
  • Anna Luiza Liberato Lopes Dos Santos

  • Ana Cláudia Afonso Valladares-Torres

  • Diane Maria Scherer Kuhn Lago

  • Andrey Hudson Interaminense Mendes De Araújo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910164
    Publicado em

    01/11/2022

    Páginas

    1711-1728

    Capítulo

    118

    Resumo

    Objetivo: Analisar as evidências científicas acerca da terapia pela arte voltada para crianças autistas nos últimos dez anos. Método: Revisão integrativa da literatura; a busca foi feita pelos pesquisadores nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO), US National Library of Medicine and National Institutes of Health (PUBMED), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e o Google Acadêmico. Selecionou-se um total de doze artigos. Resultados: Foram apresentadas quatro categorias temáticas de resultados encontrados nos estudos: (I) Arteterapia para expressão de sentimentos e emoções; (II) Arteterapia como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem; (III) Eficácia da Arteterapia nas habilidades sociais; (IV) Arteterapia familiar. Conclusão: A Arteterapia apresenta efeitos positivos quando aplicada a crianças autistas. Entretanto, ainda é necessário o desenvolvimento de mais estudos sobre a temática.

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    Palavras-chave

    Arteterapia, terapia pela arte, Transtorno do Espectro Autista, saúde mental, Crianças.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH VI

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