A ARTETERAPIA COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Anna Luiza Liberato Lopes Dos Santos
Santos, Anna Luiza Liberato Lopes dos
Ana Cláudia Afonso Valladares-Torres
Valladares-Torres, Ana Cláudia Afonso
Diane Maria Scherer Kuhn Lago
Lago, Diane Maria Scherer Kuhn
Andrey Hudson Interaminense Mendes De Araújo
Araújo, Andrey Hudson Interaminense Mendes de
01/11/2022
1711-1728
118
Objetivo: Analisar as evidências científicas acerca da terapia pela arte voltada para crianças autistas nos últimos dez anos. Método: Revisão integrativa da literatura; a busca foi feita pelos pesquisadores nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO), US National Library of Medicine and National Institutes of Health (PUBMED), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e o Google Acadêmico. Selecionou-se um total de doze artigos. Resultados: Foram apresentadas quatro categorias temáticas de resultados encontrados nos estudos: (I) Arteterapia para expressão de sentimentos e emoções; (II) Arteterapia como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem; (III) Eficácia da Arteterapia nas habilidades sociais; (IV) Arteterapia familiar. Conclusão: A Arteterapia apresenta efeitos positivos quando aplicada a crianças autistas. Entretanto, ainda é necessário o desenvolvimento de mais estudos sobre a temática.
Arteterapia, terapia pela arte, Transtorno do Espectro Autista, saúde mental, Crianças.
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