A ÁREA DE ENGENHARIA DO TRABALHO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL E DO MERCADO DE TRABALHO

Code: 220308311
7
1
Título

A ÁREA DE ENGENHARIA DO TRABALHO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL E DO MERCADO DE TRABALHO

Autor(a):
  • Guilherme Fernando Ribeiro

    Ribeiro, Guilherme Fernando

DOI
10.37885/220308311
Publicado em

01/05/2022

Páginas

2661-2674

Capítulo

198

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Esta pesquisa trata da Área de Engenharia do Trabalho (ET). Os objetivos da pesquisa são: definir a Área de ET; descrever suas funções e de cada Subárea; discutir o mercado de trabalho para ET. A Revisão de Literatura focou-se na busca de trabalhos que tivessem os mesmos objetivos desta pesquisa, não sendo encontrado nenhum trabalho que tratassem dos mesmo objetivos. O método de abordagem utilizado foi o qualitativo. A pesquisa classifica-se, quanto aos fins, como descritiva e, quanto aos meios, como bibliográfica e virtual. O trabalho aqui apresentado pode ser utilizado para a elaboração de novas pesquisas e também para o ensino de Engenharia de Produção (EP). Sugere-se como pesquisas futuras, detalhar as características da Área e de cada uma das Subáreas, destacando-se as técnicas, modelos e ferramentas aplicadas e a prática na Área de ET.

Palavras-chave

Organização do Trabalho, Ergonomia, Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho, Gestão de Riscos de Acidentes de Trabalho.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.