A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE O INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Code: 201202619
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Título

A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE O INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores(as):
  • Bárbara Negrini Lourençon

    Lourençon, Bárbara Negrini

  • Rafael Silva Patrício

    Patrício, Rafael Silva

DOI
10.37885/201202619
Publicado em

04/02/2021

Páginas

701-717

Capítulo

45

Resumo

O presente trabalho pretende discutir a relação entre a educação do professor e a educação do estudante, circunscrevendo-se a tratá-la sob a perspectiva do desenvolvimento profissional docente, tendo como foco a relação entre professor e estudante de licenciatura estabelecida nas atividades de estágio curricular supervisionado obrigatório aos cursos de formação inicial de professores. Para tanto, este ensaio teórico busca na teoria histórico-cultural fundamentos para destacar o processo de imitação-criação como importante fator para a relação professor supervisor e aluno-professor, evidenciando assim a intencionalidade e a coletividade como elementos constitutivos da mediação pedagógica no processo de desenvolvimento profissional docente. Nesse sentido, aponta o espaço do estágio curricular supervisionado como privilegiado para este desenvolvimento.

Palavras-chave

Mediação Pedagógica, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento Profissional Docente.

Autor(a) Correspondente
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