A APLICABILIDADE DA TEORIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Título

A APLICABILIDADE DA TEORIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores(as):
  • Ronison Oliveira Da Silva

  • Júlia Angélica de Oliveira Ferreira

  • Tayna Bento de Souza Duarte

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221110774
    Publicado em

    30/11/2022

    Páginas

    11-27

    Capítulo

    1

    Resumo

    O presente artigo tem por objetivo evidenciar a Teoria da Problematização com oArco de Maguerez como caminho metodológico a ser aplicado na Educação de Jovens eAdultos. Na seara das metodologias ativas, este é um método que se caracteriza porconsiderar o aluno como protagonista na resolução dos problemas abordados em sala deaula. Os procedimentos de pesquisa utilizado para a construção deste estudo foram o métodobibliográfico conceitual e um levantamento da utilização desta teoria artigos publicados emrevistas qualificadas no período entre 2014 e 2019. Os resultados apontam que o empregodesta teoria na Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para a formação de alunoscônscios de seu papel na sociedade. Além da produção de conhecimentos mediada peloprofessor, esta metodologia permite que os alunos desenvolvam o raciocínio crítico emrelação aos diversos contextos a eles apresentados. Outro resultado advindo destametodologia é a proposição de soluções para as situações debatidas durante as cinco fasesdo Arco de Maguerez. Isto auxilia os alunos no desenvolvimento de um caráter atitudinaltransformador, através de intervenções positivas no ambiente em que estes discentes seencontram inseridos.

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    Palavras-chave

    Problematização, Hipóteses, Soluções.

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