A ANDRAGOGIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Code: 211106543
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Título

A ANDRAGOGIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autor(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

DOI
10.37885/211106543
Publicado em

29/12/2021

Páginas

25-34

Capítulo

2

Resumo

Diante da inegável crise em que se encontra o ensino superior no Brasil, e reconhecendo que são muitos os fatores que contribuem de forma simultânea para a atual situação desse nível de ensino, a questão central do presente estudo é entender a real contribuição da atividade docente nesse processo e como a Andragogia pode ser utilizada como alternativa para a construção de um ensino superior de qualidade. Sendo notório que ainda hoje é prática comum nas salas de aula a utilização da pedagogia tradicional e a metodologia de ensino baseada unicamente na aula expositiva, uma vez que aos professores dos cursos superiores não há qualquer preparação pedagógica específica, procura-se, com base na produção teórica relacionada ao tema, evidenciar que a Andragogia, modelo pedagógico voltado para o ensino de adultos pode, aperfeiçoando a atividade docente, contribuir na formação do aluno, incentivando o seu raciocínio crítico a partir de suas potencialidades e experiências em detrimento do modelo atualmente evidenciado.

Palavras-chave

Andragogia, Métodos de ensino, Formação docente.

Autor(a) Correspondente
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