A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ederson Rodrigues Da Silva
Silva, E. R.
Rayanne Dos Santos Guimarães
Guimarães, R. S.
Geovana Dos Santos Rodrigues Ferreira
Ferreira, G. S. R.
Marcelly Priscyla De Almeida Vieira
Vieira, M. P. A.
Michel Lima Vaz De Araújo
Araújo, M. L. V.
Rosilane Carvalho Da Conceição
Conceição, R. C.
28/10/2022
22-27
2
AGROECOLOGIA: PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM PESQUISA - VOL. 2
Com o aumento da população mundial e a crescente demanda por alimentos houve uma expansão na agricultura, intensificando o uso de tecnologias e a aplicação de fertilizantes e agrotóxicos, ocasionando a contaminação do ecossistema como um todo, com destaque, ao solo, rios e lagos.Como forma de amenizar este modelo insustentável de agricultura, surge a agroecologia, que busca novas práticas e alternativas de produzir de forma sustentável e inclusiva, integrando o conhecimento do agricultor ao meio científico.Em termos gerais, a agroecologia é uma nova abordagem que integra os conhecimentos científicos (agronômicos, veterinários, zootécnicos, ecológicos, sociais, econômicos e antropológicos) aos conhecimentos populares, para a compreensão, avaliação e implementação de sistemas agrícolas, com vistas à sustentabilidade (ALMEIDA, 2012).Perante ao desafio de práticas sustentáveis, não se pode deixar de inserir neste contexto a educação ambiental quando se fala em agroecologia, pois ambas surgem da necessidade de mudança, seja da conservação da biodiversidade, ou da adoção de novos estilos de vida (CRIVELLARO, et al. 2008).A Educação Ambiental configura-se como o principal meio de impulsionar a ideia de uma sociedade sustentável que integra homem e ambiente, ou seja, é um processo educativo, que conforma um conhecimento ambiental que se traduz em valores éticos, com o objetivo de conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável.Tendo em vista a importância de aplicar os conhecimentos científicos ao cotidiano, faz-se importante integrar a agroecologia à educação ambiental. Portanto, objetivou-se com este trabalho investigar e avaliar o conhecimento dos estudantes do curso técnico de agropecuária quanto à utilização da agroecologia como ferramenta de educação ambiental.
Agroecologia, Educação ambiental, Sustentável.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.