A ADOÇÃO DE PROJETOS GEOEDUCACIONAIS NO ENSINO REMOTO: AS REDES SOCIAIS ENQUANTO CAMPO DE TRABALHO DOCENTE

Code: 221010639
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Título

A ADOÇÃO DE PROJETOS GEOEDUCACIONAIS NO ENSINO REMOTO: AS REDES SOCIAIS ENQUANTO CAMPO DE TRABALHO DOCENTE

Autores(as):
  • Aldeíze Bonifácio Da Silva

    Silva, Aldeíze Bonifácio da

  • Sheyla Vanessa da Costa Paz

    Paz, Sheyla Vanessa da Costa

DOI
10.37885/221010639
Publicado em

29/12/2022

Páginas

11-26

Capítulo

1

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a adoção de novas linguagens, sobretudo, aquelas oriundas do ciberespaço, no ensino de Geografia. No atual contexto técnico-científico-informacional, as redes sociais proporcionam diversos recursos que podem auxiliar as práticas pedagógicas. Nesse sentido, partimos da proposição de um projeto educacional que tem nas redes sociais o campo de trabalho docente enquanto ferramenta pedagógica de aproximação e ressignificação do processo de ensino-aprendizagem durante o ápice do período pandêmico. Momento no qual se instituiu o ensino remoto emergencial. Os procedimentos metodológicos utilizados no trabalho foram a pesquisa bibliográfica, documental e empírica associada a metodologia de projetos. Os resultados obtidos demonstram que as redes sociais podem ser utilizadas para facilitar e transformar o ensino, contribuindo para que o aluno deixe de ter uma atitude passiva na construção do conhecimento. Todavia, constata-se que se faz necessário uma mudança de atitude perante o uso da internet como recurso pedagógico, tanto por parte dos docentes quanto dos alunos, tendo em vista que as redes sociais são vistas como ‘‘virtualidades do lazer’’, e não como ferramentas educacionais.

Palavras-chave

Metodologia de ensino, Ensino de Geografia, Práticas pedagógicas, Urbanização.

Autor(a) Correspondente
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