A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Code: 210303670
6
4
Título

A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores(as):
  • Everton Joventino da Silva

    Silva, Everton Joventino da

  • Maria Delourdes Maciel

    Maciel, Maria Delourdes

DOI
10.37885/210303670
Publicado em

02/05/2021

Páginas

85-98

Capítulo

6

Resumo

Questões da Ciência e Tecnologia presentes no cotidiano e permeadas por aspectos sociais, políticos, econômicos, éticos, culturais são denominadas Questões Socientíficas (QSC). Diante das diversas possibilidades que as QSC apresentam para o Ensino de Ciências da Natureza, pretendeu-se, por meio de uma intervenção pedagógica, responder a seguinte questão: De que modo a abordagem de QSC, por meio de estratégias de ensino e desenvolvimento de SD, podem contribuir para a formação continuada de professores de Ciências da Natureza? O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o potencial da abordagem de QSC na formação continuada de professores de Ciências da Natureza da rede pública estadual paulista. A intervenção consistiu em um curso de formação continuada para professores de Ciências das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) que lecionam em escolas públicas do estado de São Paulo. Como instrumento de coletas de dados foram utilizados: Questionários, Grupo Focal (GF) e as Sequências didáticas desenvolvidas pelos professores. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos permitiram confirmar que abordagem de QSC, a partir de SD articuladas com temas como Alfabetização Científica (AC), Argumentação, História da Ciência (HC) e da Natureza da Ciência (NdC), contribuem para a formação continuada de professores de Ciências da Natureza no sentido de potencializar aspectos reflexivos e epistemológicos sobre a Educação pautada pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (Educação CTS).

Palavras-chave

Ensino de Ciências da Natureza, Formação de Professores, Intervenção Pedagógica, Questões Sociocientíficas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.