15 – PUZZLE E O GRUPO DE PERMUTAÇÕES NUM CURSO DE GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE ANNA SFARD

Code: 210906140
7
2
Título

15 – PUZZLE E O GRUPO DE PERMUTAÇÕES NUM CURSO DE GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE ANNA SFARD

Autores(as):
  • Lucas Souza Borges

    Borges, Lucas Souza

  • Maridere Brito Cunha Ferreira

    Ferreira, Maridere Brito Cunha

DOI
10.37885/210906140
Publicado em

31/10/2021

Páginas

253-268

Capítulo

16

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo apresentar o 15-Puzzle, de Samuel Loyd, como uma aplicação do estudo de Grupos, mais especificamente Grupos de Permutações, articulando suas fases às etapas da teoria das concepções duais de Sfard (1991). É um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, onde será abordada uma aplicação sobre Grupo de Permutações, com ênfase no Ensino da Álgebra para futuros professores. O trabalho será desenvolvido em torno da aplicação chamada 15-Puzzle, de Samuel Loyd e sua impossibilidade de solução, que é modelada e provada usando Grupo de Permutações. Com esta pesquisa, esperamos mostrar que é possível utilizar um jogo para abordar um tópico abstrato da matemática, dar sentido a alguns conceitos e contribuir para que o aluno não veja a Álgebra como algo dissociado do social.

Palavras-chave

15-puzzle, Grupo de permutação, Concepções duais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.