TRANSTORNOS DO HUMOR - PSICOFARMACOLOGIA NO TRATAMENTO DE SINTOMAS ASSOCIADOS



TRANSTORNOS DO HUMOR - PSICOFARMACOLOGIA NO TRATAMENTO DE SINTOMAS ASSOCIADOS
Fernando Victor Martins Rubatino

30/11/2024
58-74
4
Os transtornos do humor possuem grande relevância devido sua morbimortalidade. Os transtornos de humor relacionam-se à etiologia multifacetada, apresentando componentes genéticos e ambientais. A fisiopatologia não é totalmente compreendida, havendo hipóteses de envolvimento de diversos circuitos neurais envolvidos no processamento e respostas de cunho emocional e cognitivo. A hipótese mais estudada consiste na hipofunção ou desequilíbrio de sinapses monoaminérgicas, sendo que o principal alvo farmacoterapêutico dos sintomas dos transtornos do humor está sobre a modulação destas sinapses. O presente trabalho discorre de forma narrativa sobre aspectos relevantes na farmacoterapia de sintomas frequentemente presentes nos pacientes com transtornos do humor, os principais mecanismos farmacodinâmicos e seus possíveis convenientes e inconvenientes.
Ler mais...Transtornos do humor. Psicofarmacologia. Antidepressivos. Transtorno bipolar. Depressão. Transtorno depressivo.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.