O CULTIVO DE RÚCULA NA HORTA DA ESCOLA: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS PRÁTICAS DE CAMPO



O CULTIVO DE RÚCULA NA HORTA DA ESCOLA: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS PRÁTICAS DE CAMPO
Luciano De Souza
Pietra Aquilla
Eduarda Dallabrida
Gustavo Vicentini
Laura Bandeira
Camila Michelson

30/05/2024
226-232
15
O texto destaca a escola como um ambiente multifacetado de aprendizado, onde são proporcionadas experiências diversas que moldam a formação dos alunos. Cada escola reflete sua identidade única, influenciada pela comunidade, corpo docente e estudantes. A horta escolar é apresentada como um exemplo emblemático desse ambiente, integrando o cultivo de alimentos ao currículo escolar e promovendo valores de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. A metodologia utilizada para desenvolver o projeto incluiu uma abordagem interdisciplinar e participativa, integrando conhecimentos de diversas fontes, como vídeos educativos, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e princípios pedagógicos de Paulo Freire. A contribuição da horta escolar para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 - Fome Zero é destacada, assim como seu impacto na educação nutricional e na conscientização ambiental. A presença da horta promove hábitos alimentares saudáveis, conscientiza sobre a importância da sustentabilidade e oferece uma experiência prática de produção de alimentos de forma sustentável.
Ler mais...Escola; Horta escolar; Sustentabilidade; Conscientização ambiental.
A MULTIDISCIPLINARIDADE EM FOCO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - VOLUME 1
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