EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS PSICOEDUCACIONAIS NA PESSOA COM ESQUIZOFRENIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA



EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS PSICOEDUCACIONAIS NA PESSOA COM ESQUIZOFRENIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Marilinda Chavertana
Raul Cordeiro
João Junceiro Junceiro
Maria Ferreira

30/06/2023
138-154
9
Introdução: O cuidado ao indivíduo com esquizofrenia deve confluir num plano de tratamento multidisciplinar e centrado na pessoa, podendo incluir intervenções de âmbito psicoeducativo o que torna imprescindível identificar quais os ganhos originados por esta abordagem terapêutica. Objetivo: Identificar quais os ganhos decorrentes da psicoeducação na pessoa com esquizofrenia Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura a partir da Pergunta de Partida “Quais os benefícios da psicoeducação para as pessoas com esquizofrenia?” (Método PIO). Pesquisa efetuada na base dados B-on e na plataforma EBSCOhost Web, considerando estudos redigidos em língua portuguesa, espanhola a inglesa, publicados entre 2015-2019. As palavras-chave/descritores foram validadas no DeCS e MeSH. Utilizou-se o caracter booleano “and” para auxiliar a pesquisa. Resultados: Na pesquisa inicial obtiveram-se 316 artigos não duplicados tendo sido selecionados cinco artigos que avaliam programas psicoeducacionais para a pessoa com esquizofrenia. Conclusão: Todos os estudos selecionados revelaram resultados positivos das intervenções psicoeducativas, permitindo agrupar os resultados em 6 categorias: Conhecimento, Adesão terapêutica, Gestão da doença, Sentimentos e emoções, Interações sociais e Repercussões nos cuidadores principais.
Ler mais...Conhecimento, Educação, Enfermagem, Esquizofrenia.
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