REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATERNIDADE NA MÍDIA DIGITAL
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATERNIDADE NA MÍDIA DIGITAL
Antonia Regynara Moreira Rodrigues
Maria Adelaide Moura Da Silveira
Ana Eulária Silva Costa
Larissa De Freitas Xavier
Laianny Luize Lima E Silva
Dafne Paiva Rodrigues
30/03/2023
458-473
37
Objetivo: Apreender as representações sociais da maternidade na mídia digital. Métodos: Pesquisa documental realizada com 39 reportagens encontradas no acervo digital da Revista Veja, tendo a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Foram selecionadas notícias que tivessem em seus títulos as palavras-chave “maternidade” ou “mãe” disponíveis na íntegra. Realizou-se a análise lexical dos dados das reportagens, através do software ALCESTE, resultando em cinco classes. Resultados: As representações sociais da maternidade apresentaram-se em dois eixos temáticos: “Ampliação da licença-maternidade: uma conquista do direito materno” e “Maternidade: do desejo ao exercício do papel materno”. Conclusão: Compreende-se que a produção e divulgação de reportagens da Revista Veja desvelam nas representações sociais da maternidade a variabilidade histórica e social do seu significado na constituição familiar e nos papéis de gênero, sofrendo alterações ao longo dos tempos.
Ler mais...Maternidade, Representações sociais, Revista.
CIÊNCIAS DA SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM PESQUISA - VOLUME 2
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