EXPERIÊNCIAS DO MIDIATIVISMO: ESTUDO DE CASO SOBRE AS NARRATIVAS DO COLETIVO MÍDIA NINJA

Code: 220709552
7
2
Título

EXPERIÊNCIAS DO MIDIATIVISMO: ESTUDO DE CASO SOBRE AS NARRATIVAS DO COLETIVO MÍDIA NINJA

Autores(as):
  • Claudia Rodrigues

    RODRIGUES, Claudia

  • Leonel Aguiar

    AGUIAR, Leonel

DOI
10.37885/220709552
Publicado em

30/08/2022

Páginas

98-112

Capítulo

6

Resumo

Apresentamos o resultado de um estudo de caso sobre o grupo Mídia Ninja, coletivo de midiativistas que despontou durante as manifestações conhecidas como jornadas de junho, em 2013, e consolidou sua atuação a partir da produção de narrativas que se distanciam dos valores modernos do jornalismo. Com a utilização de metodologia mista, de inspiração etnográfica e respaldada nas teorias do newsmaking, observamos e analisamos as rotinas produtivas e o conteúdo das publicações do grupo. O confronto entre o corpus coletado em plataformas digitais e a documentação recolhida em jornais de referência apontou como se realizam as tentativas de agendamento, a adoção de outros valores-notícias e a inversão de critérios de noticiabilidade por parte do coletivo Mídia Ninja.

Palavras-chave

Midiativismo, Experiências, Narrativas, Mídia Ninja, Newsmaking.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.