VIVÊNCIAS LÚDICAS COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PRÉ-ESCOLA PARA COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO DA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS - MA



VIVÊNCIAS LÚDICAS COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PRÉ-ESCOLA PARA COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO DA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS - MA
Ione Da Silva Guterres

30/08/2022
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Este artigo trata sobre a importância da utilização de um Protocolo de Práticas, no contexto de uma pré-escola da rede pública municipal de São Luís do Maranhão, evidenciando as vivências lúdicas com jogos, brinquedos e brincadeiras. Busca dividir estas vivências como compartilhamento de experiências docentes na Educação Infantil. Assim sendo, objetiva contribuir para a melhoria nas práxis pedagógicas das docentes da pré-escola, evidenciando o brincar como direito à infância e eixo norteador das práticas educativas, possibilitando às crianças e às educadoras da infância, diversas vivências e sugestões lúdicas no cotidiano educacional. As concepções epistemológicas utilizadas, partiram da pesquisa de intervenção por meio da contribuição de Pereira (2019) e dos estudiosos que tratam do brincar: Quinteiro (2002), Corsaro (2011), Brougère (2010), Kishimoto (2011), Friedmann (2012), Malaguzzi (2016) e Guterres (2022); além das DCNEIs (2010) e a BNCC (2017). O público alvo foi 87 crianças e 04 educadoras, onde se utilizou da entrevista semiestruturada e da observação participante como instrumento de geração de dados. Propõe-se como sugestão um quadro síntese de Protocolo de Prática, estimando que o mesmo colabore com os saberes e fazeres docentes no cotidiano da infância com relação ao brincar como linguagem específica das crianças.
Ler mais...Vivências Lúdicas, Educação Infantil, Protocolo de Prática, São Luís/MA.
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