CONSTRUINDO SEU FRACTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
CONSTRUINDO SEU FRACTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
José Claudinei Ferreira
Rejane Siqueira Julio
04/02/2021
438-453
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O propósito deste capítulo é relatar nossas experiências relacionadas a fractais em uma disciplina optativa denominada Construindo Fractais, para discentes de graduação. As elaborações e o desenvolvimento das atividades da disciplina foram baseados: em nossa experiência profissional, no gosto pelo tema, em algumas proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em alguns pressupostos do Modelo das Campos Semânticos. No decorrer dela foram manipulados diferentes objetos como: EVA, linhas, papel quadriculado e lápis de cor, e utilizados recursos computacionais como: planilhas e softwares programáveis para lidar com algoritmos e imagens digitais. Além disso, as construções dos fractais possibilitaram a discussão sobre várias noções matemáticas como: potenciação, progressão geométrica, relações de recorrência, matrizes, formas geométricas e transformações geométricas. Consideramos que foi possível realizar um passeio pela matemática, pela abordagem de conteúdos matemáticos, e foi uma oportunidade de trabalhar com uma temática pouco explorada em cursos de graduação, podendo implicar em futuras práticas docentes envolvendo fractais na Educação Básica.
Ler mais...Fractais. Sequências recursivas. Algoritmo. Formação de professores. Modelo dos Campos Semânticos.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
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