CONSTRUINDO SEU FRACTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Code: 201202526
Downloads
28
Views
240
Compartilhe
Título

CONSTRUINDO SEU FRACTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores:
  • José Claudinei Ferreira

  • Rejane Siqueira Julio

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201202526
    Publicado em

    04/02/2021

    Páginas

    438-453

    Capítulo

    27

    Resumo

    O propósito deste capítulo é relatar nossas experiências relacionadas a fractais em uma disciplina optativa denominada Construindo Fractais, para discentes de graduação. As elaborações e o desenvolvimento das atividades da disciplina foram baseados: em nossa experiência profissional, no gosto pelo tema, em algumas proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em alguns pressupostos do Modelo das Campos Semânticos. No decorrer dela foram manipulados diferentes objetos como: EVA, linhas, papel quadriculado e lápis de cor, e utilizados recursos computacionais como: planilhas e softwares programáveis para lidar com algoritmos e imagens digitais. Além disso, as construções dos fractais possibilitaram a discussão sobre várias noções matemáticas como: potenciação, progressão geométrica, relações de recorrência, matrizes, formas geométricas e transformações geométricas. Consideramos que foi possível realizar um passeio pela matemática, pela abordagem de conteúdos matemáticos, e foi uma oportunidade de trabalhar com uma temática pouco explorada em cursos de graduação, podendo implicar em futuras práticas docentes envolvendo fractais na Educação Básica.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Fractais. Sequências recursivas. Algoritmo. Formação de professores. Modelo dos Campos Semânticos.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.