RODA DE RELATO DE PARTO SOB OLHAR ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO.
RODA DE RELATO DE PARTO SOB OLHAR ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO.
Helene Nara Henriques Blanc
Camilla Maria Carneiro de Almeida Pereira
Miriam Estefany dos Santos Andrade
Lara Pinheiro Lopes
Jane Baptista Quitete
Milena Batista Carneiro
Taís Fontoura de Almeida
20/11/2020
513-533
39
A gestação é um período de grandes mudanças físicas e emocionais. Os espaços de educação em saúde, como as rodas de relato de parto, visam produzir melhores indicadores de saúde. O presente estudo é um relato de experiência do projeto de pesquisa e extensão “Roda de relato de parto sob olhar acadêmico” realizado nos Campi Universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Macaé) e Universidade Federal Fluminense (Rio das Ostras) entre 2018 e 2019, tendo como público alvo gestantes e estudantes da área de saúde. Dentre as depoentes, mais da metade das mulheres participou de rodas de relato de parto durante o próprio pré-natal. Acreditamos que elas tiveram grande importância para o empoderamento destas mulheres e, consequentemente, para o desfecho do parto. Além disso, observamos o benefício das rodas para as mulheres que participaram deste projeto, que se sentiram apoiadas e à vontade em compartilhar este momento tão íntimo, marcado por lembranças dolorosas e sentimentos profundos. Estas rodas de relatos de parto foram utilizadas também como ações educativas em grupo para formação complementar do profissional de saúde (a maioria graduandas em enfermagem). Das graduandas que participaram do projeto, todas relataram extrema relevância para sua formação profissional. Inclusive três enfermeiras optaram pela área de Enfermagem Obstétrica. Nesse contexto, as rodas de relato de parto são uma estratégia apropriada para educação em saúde, que traz benefícios às mães depoentes, às futuras parturientes e aos profissionais e futuros profissionais que participam desta profunda troca entre experiências e aprendizagem.
Ler mais...Educação em saúde, saúde da mulher, assistência ao parto, pré-natal, enfermagem.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.