TERRA DO MAR DOCE: CONTRIBUIÇÕES DA ACADEMIA PARA A NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA
TERRA DO MAR DOCE: CONTRIBUIÇÕES DA ACADEMIA PARA A NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA
978-65-5360-261-8
03/02/2023
360
18
2
1
Maisa Sales Gama Tobias
Tobias, Maisa Sales Gama
Pedro Igor Dias Lameira
Lameira, Pedro Igor Dias
O processo histórico de ocupação humana da Amazônia não se deu linearmente e, o contexto político e econômico ao longo do tempo foram determinantes destas flutuações. A visão contemporânea da Amazônia apresenta padrões e arranjos espaciais de uma floresta tropical com uma conformação complexa que se estruturou, com deficiências de infraestrutura para garantir condições mínimas de qualidade de vida. As características intrínsecas, de zona em expansão de fronteiras, elevam as redes de transportes como instrumentos de apropriação do espaço, em novas relações impostas, com inserção de novas modalidades de transportes, como a que ocorreu à partir do século passado, com a introdução do transporte aéreo e do transporte rodoviário. Neste processo, as infraestruturas de circulação e transporte, os projetos de colonização de algumas áreas, a construção de hidrelétricas e a expansão da mineração foram tidos como elementos cruciais de transformação sem precedentes no último século. O movimento geral da integração amazônica se expressou no entrelaçamento e, por vezes, convergiram ou divergiram as políticas territoriais, projetos e fluxos de investimentos públicos e privados nas escalas locais, nacionais e internacionais. Diante desses fatos, a existência de centros de pesquisas e formação superior na própria região se converteram em necessidade premente, face os desafios que a mesma enfrenta em busca de um desenvolvimento sustentável. Assim, esta obra, que se apresenta em seu segundo volume, traz para a sociedade regional e, de outras partes do mundo, um conhecimento pautado na vivência e em pesquisas regionais de excelência, sobre o que é a Amazônia em termos de mobilidade e transporte e, o que representa o transporte hidroviário para a própria sobrevivência na região. As contribuições acadêmicas abrangem os mais diversos aspectos da questão da navegação na Amazônia, desde o emprego de modelos para analisar problemas complexos, como os dos artigos: Logistics of the Arc North Amazonian Corridors: an analysis using linear programming; Modelo de Análise de Estabilidade de Sistemas Flutuantes de Cargas não Usuais: um estudo de caso na região amazônica; Modelagem e Simulação de Eventos Discretos: um estudo de caso da logística do transporte da soja na hidrovia do rio Madeira; Método de Otimização de Rotas Intermodais para o Transporte da Produção de Soja dos Estados do Pará e do Tocantins; Modelo de Otimização de Conflitos entre Usos Múltiplos da Água – uma análise para geração de energia e navegação na bacia do rio Tapajós; Modelagem Hidrodinâmica de Trecho do rio Madeira para Avaliação de Vetores de Velocidade até o Escoamento e a Utilização do Método Híbrido AHP-TOPSIS para a Escolha Modal do Escoamento da Produção de Soja do Polo Paragominas/Pa. Acrescentando-se o uso de ferramentas computacionais, como a Medição da Elevação da Superfície d’água em Experimentos 2D Usando Análise de Imagens - uma ferramenta de validação na Engenharia Naval e Oceânica; o Estudo Preliminar da Resistência ao Avanço e dos Movimentos de uma Barcaça Regional - algumas considerações para o uso de software em fases de anteprojeto e, ainda, o Mapa Batimétrico de Assoreamento como Apoio à Navegação na Amazônia - caso no rio Tapajós/Pa. Outra linha de pesquisa fundamental, em se tratando da respectiva região, a análise de sustentabilidade e de energias renováveis, em artigos como O Conceito de Corredores Verdes de Transportes de Mercadorias- uma aplicação no transporte de soja para exportação; a Fabricação de Embarcação de Pequeno Porte com Aproveitamento de Recursos Naturais Renováveis; as Estruturas Flutuantes como Alternativas de Aproveitamento de Energia Renovável na Região Amazônica; e a Proposta de Geração de Energia Sustentável para os Motores Auxiliares em Comboio Fluvial. Também, de igual importância para o desenvolvimento econômico e social da região, os artigos que abordam a infraestrutura de transporte, a movimentação portuária e a e de importância social da navegação, tais como: A Viabilidade do Porto de Santana no Contexto do Projeto Arco Norte e seus Condicionantes; Operações ao Largo para Transbordo de Carga de Granéis Sólidos, Colisões de Embarcações sobre Pontes: uma revisão bibliográfica e de importância social da navegação para a região e, ainda, o artigo Os Barcos Expressos e o Transporte Fluvial de Passageiros - transformações e inovações no ir e vir amazônico. São dezoito artigos que se aprofundam no conhecimento e descobertas que acrescentam em contribuições científicas sobre a região e, que proporcionam ao leitor uma imersão ao universo amazônico, seja pelo simples desejo de conhecimento ou para uso em trabalhos científicos. Portanto, convidamos todos à este leitura do esforço individual e coletivo dos nossos pesquisadores, e conheçam mais sobre a nossa Terra do Mar Doce!
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.