TDAH: ANÁLISES, COMPREENSÕES E INTERVENÇÕES CLÍNICAS E PEDAGÓGICAS

Code: 284-422
156
720
Título

TDAH: ANÁLISES, COMPREENSÕES E INTERVENÇÕES CLÍNICAS E PEDAGÓGICAS

ISBN

978-65-5360-280-9

DOI
10.37885/978-65-5360-280-9
Publicado em

31/03/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

128

9

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Este livro tem por finalidade disponibilizar para a comunidade científica, contribuições recentes e relevantes acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Só no Brasil, o transtorno atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas adultas, afeta 6% das crianças e, no caso dos jovens, 6,9%. Pesquisadores de diferentes áreas do saber discutem a historiografia, avaliação e métodos de Intervenções. Por ser um tema atual e que afeta diretamente na vida das pessoas, está obra científica auxiliará na compreensão do tema, pais, educadores e profissionais da saúde, possibilitando aos mesmo um leque de possibilidades para se pensar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Contamos com contribuições significativas e expressivas. Desejamos à todos uma excelente leitura e reflexão sobre a temática. Desejamos não estigmatizar as pessoas que convivem com o transtorno mais sim ofertar-lhes condições para que tenham a possibilidade de se desenvolverem em diferentes aspectos de sua vida.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

9 Capítulos

Capítulo 1

A CRIANÇA COM TDAH (E SEU CORPO) E A FORMAÇÃO DOCENTE: COMPREENSÃO E ANÁLISE PRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Scarabucci, Carolina A.
10.37885/230212083
Capítulo 2

A PREVALÊNCIA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH): REVISÃO SISTEMÁTICA

RIBEIRO, D. P.
ASBEQUE, A.C.F.
CARVALHO, J.R.N.
ANUTE, W.Y.
FERREIRA, J.P.
RIBEIRO, S. C.
ZOTELLI, J.
OLIVEIRA, F.S.
SOUZA, L. V. A.
LEITAO, F. N. C.
10.37885/230212220
Capítulo 3

CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)

Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230211957
Capítulo 4

DÉFICIT PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL PELO TDAH ASSOCIADO AO TPAC: ESTUDO DE CASO

RODRIGUES, K.C
NAZARIO, M.S
GODOI, H.P
LIMA, A.E.S
EGÍDIO, I.B
FERNANDES, N.C
10.37885/221211521
Capítulo 5

GAMIFICAÇÃO VIRTUAL PARA ALUNOS COM AUTISMO E TDAH NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: GAMIFICAÇÃO VIRTUAL PARA ALUNOS NEURODIVERSOS

Silva, Stella Bezerra e
Vieira, Anatalia Kutianski Gonzalez
Mello, Waldiney
10.37885/221110950
Capítulo 6

INDICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TDAH

Parente, Aragão Dantas Parente
10.37885/230312328
Capítulo 7

PSICOPEDAGOGIA E SUAS INTERVENÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH

Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230211994
Capítulo 8

REFLEXÕES SOBRE SINTOMAS DE TDAH NA ADULTEZ EMERGENTE

Mainetti, Ana Carolina
10.37885/230212206
Capítulo 9

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: APRESENTAÇÃO BASEADA EM PROBLEMAS

Pereira, Ana Júlia de Araújo
Barbosa, Dálete Vitória da Silva
Carvalho, Hiwlly Sannielly Maria Silva de
Santos, João Victor Silva dos
Sousa, Lorena Sâmia Miranda de
Carvalho, Sayanne Crystinne Oliveira de
Francisco Da Silva, Patricio
10.37885/230312517