PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO

Code: 185-261
250
369
Título

PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO

ISBN

978-65-5360-025-6

DOI
10.37885/978-65-5360-025-6
Publicado em

02/12/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

358

20

1

1

Organizadores:
  • Arilton Martins Fonseca

    Arilton Martins Fonseca

  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Márcia Regina Fumagalli Marteleto

  • Teresa Helena Schoen

    Teresa Helena Schoen

Apresentação

Esta obra busca apresentar estudos sobre o comportamento humano e a relação com o Sistema Nervoso Central, analisando alguns processos neuropsicológicos. Constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre pesquisadores e profissionais da área da saúde que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Uma questão importante é observar o desenvolvimento do indivíduo, por isso, este livro conta com capítulos que enfocam diferentes estágios do ser humano, especificamente, da criança bem pequena ao adulto de meia idade. Procurou-se, também, que em cada capítulo uma função cognitiva fosse ressaltada, como Memória de Trabalho, Planejamento, Atenção, mas sempre enfatizando a integralidade do ser humano, seja por meio do diagnóstico, tratamento e/ou acompanhamento de distúrbios que prejudicam o desenvolvimento, através do prejuízo do funcionamento encefálico, a cognição, as emoções, a personalidade e o comportamento. Nesse sentido, questões de saúde como anemia, síndromes ou doença mental também foram estudadas do pondo de vista das diferentes funções cognitivas. Logo, é possível verificar se alterações de comportamento e das funções cognitivas de um indivíduo correspondem ao esperado para a idade ou para o contexto psicossocial do momento. Este livro, então, resulta de movimento interinstitucional e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior tanto públicas quanto privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo compartilhar o conhecimento e fomentar redes de pesquisa que tenham a finalidade de colaborar com formação continuada dos profissionais da saúde, principalmente saúde mental, ou educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

20 Capítulos

Capítulo 1

ACERCAMIENTO NEUROPSICOLÓGICO AL SÍNDROME DE PROCESAMIENTO AUDITIVO CENTRAL

Díaz-Rosell, Montserrat
10.37885/211006440
Capítulo 2

AVALIAÇÃO COGNITIVA EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA DE FERRO

Schoen, Teresa Helena
Hirata, Alexandre Massashi
Silva, Flávia Calanca da
Ferreira, Marcela Schoen
Vitalle, Maria Sylvia de Souza
10.37885/211006403
Capítulo 3

CONSISTÊNCIA INTERNA DA ADAPTAÇÃO DO TESTE BRASILEIRO DE PROVÉRBIOS

Schoen, Teresa Helena
Vellozo, Eliana Pereira
Passos, Maria Aparecida Zanetti
Kulik, Marco Antônio
Niskier, Sheila Rejane
Andrade, André Luiz Monezi
Vitalle, Maria Sylvia de Souza
10.37885/211106549
Capítulo 4

CORRELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVAS DE ADULTOS CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇAS REUMÁTICAS CRÔNICAS

Keppeke, Lívia De Freitas
Schoen, Teresa Helena
Len, Claudio Arnaldo
10.37885/211006400
Capítulo 5

CORRELAÇÕES CLÍNICAS ENTRE EPILEPSIA E MEMÓRIA:UM ESTUDO DE CASO

Fonseca, Arilton Martins
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
Schoen, Teresa Helena
10.37885/211006480
Capítulo 6

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INCLUSÃO PROFISSIONAL E ALFABETIZAÇÃO

Schoen, Teresa Helena
Gomes-Machado, Maria Luíza
10.37885/211006298
Capítulo 7

DESEMPENHO INTELECTUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE MOEBIUS

Ferreira, Marcela Schoen
Fonseca, Arilton Martins
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
Guedes, Zelita Caldeira Ferreira
10.37885/211006347
Capítulo 8

DESEMPENHO INTELECTUAL DE UNIVERSITÁRIOS

Marteleto, Marcia Regina Fumagalli
Fonseca, Arilton Martins
Schöen, Teresa Helena
10.37885/211006511
Capítulo 9

DIFICULDADES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA: ENFOQUE TRADICIONAL E ENFOQUE COGNITIVO

Sapienza, Graziela
Oliveira, Raquel Pinto de
10.37885/211006479
Capítulo 10

ESCALAS BAYLEY: RASTREIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
Takayama, Ailton
Pinto, Isabel Cristina Barros
Tonelo, Juliana Valadão
Schöen, Teresa Helena
10.37885/211006437
Capítulo 11

ESCALAS BAYLEY: RASTREIO NEUROMOTOR EM CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Schoen, Teresa Helena
Takayama, Ailton
Pinto, Isabel Cristina Barros
Tonelo, Juliana Valadão
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
10.37885/211006503
Capítulo 12

ESCORES DE INTELIGÊNCIA GERAL (FATOR G) E ATENÇÃO CONCENTRADA EM JOGADORES DA INICIAÇÃO DE BASQUETE

Schoen, Teresa Helena
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
Fonseca, Arilton Martins
10.37885/211006508
Capítulo 13

ESTUDANTES RECÉM-FORMADOS EM PSICOLOGIA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE SUAS HABILIDADES SOCIAIS

Luna, Renata Cristina Molina de
Shroder, Erick Silva
Fernandes, Maria Tereza da Silva
10.37885/211106554
Capítulo 14

EVIDÊNCIAS DE VALIDADE CONVERGENTE ENTRE TRÊS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Mesquita, Fernanda de Carvalho
Melo, Rosane Braga de
10.37885/211006483
Capítulo 15

FUNÇÃO EXECUTIVA ‘PLANEJAMENTO’ E O SUBTESTE LABIRINTO DO WISC-III

Schoen, Teresa Helena
Kamiya, Gilvaneide Maria Barbosa
10.37885/211106548
Capítulo 16

LINGUAGEM RECEPTIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES

Dabbur, Renata Rufino
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
Schoen, Teresa Helena
10.37885/211006404
Capítulo 17

MEMÓRIA DE TRABALHO: ESTUDO COM ADOLESCENTES QUE PASSARAM EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Schoen, Teresa Helena
Domingues, Leidiana Peixoto Ribeiro
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
10.37885/211006454
Capítulo 18

O DESENHO DA FIGURA HUMANA NA PRÁTICA INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Rosa, Helena Rinaldi
Avoglia, Hilda Rosa Capelão
10.37885/211106612
Capítulo 19

O DESENHO DA FIGURA HUMANA: MATURIDADE INTELECTUAL DE CRIANÇAS COM 5 OU 6 ANOS

Brasil, Ana Paula
Fonseca, Arilton Martins
Schoen, Teresa Helena
10.37885/211106550
Capítulo 20

QUEIXA ATENCIONAL E ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO COMPARATIVO

Paleari, Ana Paula Gasparotto
Niquerito-Bozza, Ana Vera
Abramides, Dagma Venturini Marques
Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
10.37885/210906032