POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA COMPREENSÃO CIENTÍFICA DO REAL - VOLUME 2

Code: 36-206
221
897
Título

POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA COMPREENSÃO CIENTÍFICA DO REAL - VOLUME 2

ISBN

978-65-89826-58-3

DOI
10.37885/978-65-89826-58-3
Publicado em

30/07/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

479

33

2

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

O livro Políticas Públicas, Educação e Diversidade: uma compreensão científica do real – volume 2, tem por finalidade contribuir com reflexões acerca de temas atuais e pertinentes, para que possamos compreender de forma profunda e sistematizada a realidade que nos cerca. Vivemos tempos difíceis, no que tange os valores democráticos, os direitos sociais e a construção de espaços escolares que fomentem a criatividade, a reflexão e o conhecimento. Diversos pesquisadores neste volume propagam suas pesquisas, na certeza de que a ciência, tem muito a contribuir para a nossa sociedade contemporânea. Vivemos desafios grandes na construção de Políticas Públicas que contemplem a necessidade real da população brasileira, que por essência é diversa e múltipla. Se faz necessário pensar que a Política deve sempre promover equidade, justiça social e oportunidades para todos. Infelizmente estamos distantes do país que sonhamos e lutamos, ainda se faz necessário muitas lutas para que os direitos sociais como: saúde, educação, trabalho, cultura e habitação se concretize efetivamente na vida dos mais necessitados. A Educação possui papel fundamental na transformação social e na otimização da ascensão emancipatória do sujeito. Refletir sobre a Educação é pensar o futuro que desejamos para o nosso país. A escola pode potencializar e contribuir de forma efetiva na formação de cidadãos críticos, conhecedores dos seus direitos, mas pode também, disseminar a ideia de passividade social e reprodução de comportamentos que legitimam as desigualdades e o preconceito. A escola contemporânea precisa urgentemente ser repensada e para além disso, modificada em sua forma política e pedagógica. Faz-se necessário o fomento do processo emancipatório do pensar e como consequência, uma escola aberta, consciente e libertadora. Infelizmente, o Brasil ocupa o ranking de desigualdades, preconceitos e violações de direitos humanos. Precisamos enquanto sociedade compreender que as diferenças sociais, religiosas, culturais, de gênero e de orientação sexual não são fatores determinantes de um sujeito, mas são rótulos imposto por uma sociedade patriarcal, heteronormativa e classicista. Pessoas morrem exclusivamente por causa da sua cor de pele, identidade, gênero e adesão religiosa. Vivemos em um país multicultural, mas que não tolera as diferenças. Sonhamos com um mundo melhor, onde valores universais possam reger o cotidiano dos brasileiros, como a justiça, a fraternidade, a liberdade e a inclusão. Com muito orgulho, apresento o livro Políticas Públicas, Educação e Diversidade: uma compreensão científica do real – volume 2, como uma possibilidade de discutir e fomentar tais temas. Pesquisadores reconhecidos nesta área discutem Políticas Públicas, Educação e Diversidade, sobre a vertente da ciência. Agradeço imensamente aos autores desta obra, que brilhantemente discutiram com maestria conteúdos relevantes, produzindo atravessamentos consistentes, que nos levam a pensar. Desejo à você, uma excelente leitura e que aproveite as reflexões aqui produzidas.

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33 Capítulos

Capítulo 1

A GESTÃO ESCOLAR VISANDO A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA

Almeida, Flávio Aparecido de
10.37885/210303769
Capítulo 2

A INCLUSÃO DA PESSOA COM DISLEXIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Silva, Amanda Nery da
Correia, Evelyn Oliveira
Pontes, Ivigne Silva
10.37885/210605154
Capítulo 3

A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: IMPACTOS E DESAFIOS NA REALIDADE ESCOLAR

Evangelista, José Carlos Sena
Santos, Arlete Ramos dos
Santos, Cátia Regina Conceição
Silva, Luciene Rocha
10.37885/210605158
Capítulo 4

ANALISANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ/BA

Lima, Sibeli Pinheiro
Souza, Ana Lúcia Santos
10.37885/210605113
Capítulo 5

AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO: ESTUDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA MESORREGIÃO NOROESTE CEARENSE

Macêdo, Francisca Francivânia Rodrigues Ribeiro
Parente, Antônia Janiele Rocha
Melo, Márcia Morais de
Moura, Geovanne Dias de
10.37885/210504687
Capítulo 6

AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NA GESTÃO EDUCACIONAL NO MUNCÍPIO DE ALTAMIRA

Anjos, Keila Simone dos
Freitas, Léia Gonçalves de
10.37885/210303679
Capítulo 7

AUXILIAR DE REDAÇÃO DE PATENTES – DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL

Silva, Sidinei Kleber
Lira, Guilherme de Carvalho
Souza, Juan Douglas Nobrega de
10.37885/210504882
Capítulo 8

CORPO EDUCADO E SELECIONADO GOVERNANÇA DA EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE SUJEIÇÃO NO CONTEMPORÂNEO: GOVERNANÇA E OS PROCESSOS DE SUJEIÇÃO NA ATUALIDADE - CORPOS SELECIONADOS À SER (VIÇO)

Jesus, Iáscara Oara de
Holdorf, Marlene
10.37885/210605010
Capítulo 9

CULTURA, TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS BANIWA DO ALTO RIO NEGRO

Rédua, Ashbell Simonton
Miranda, Antônio Michel de Oliveira
10.37885/210304058
Capítulo 10

DA HOSTILIDADE À INCLUSÃO: O USO DO NOME SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR BRASILEIRO

Ribeiro, Alex Pereira
10.37885/210605041
Capítulo 11

DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SEMIÁRIDO: O CASO DA IMPLANTAÇÃO DO EMITEC NO SERTÃO BAIANO

Pereira, Eloi da Silva
Souza, Sirius Oliveira
10.37885/210605153
Capítulo 12

DIVERSIDADE NA ESCOLA: PROMOVENDO A IGUALDADE E A DEMOCRACIA

Almeida, Flávio Aparecido de
10.37885/210303768
Capítulo 13

“EDUCAÇÃO E CRIMINALIDADE”: ‘A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE INFLUÊNCIA E ESTANCAMENTO À CRIMINALIDADE ENTRE JOVENS NO BRASIL.’

Dall Asta, Renata Aparecida
Pavan, Karla Eduarda Modena
Silva, Jocelino Tramontin da
10.37885/210605069
Capítulo 14

EMPODERAMENTO, BELEZA E CAPITALISMO: COMO O NEOLIBERALISMO SE APROPRIOU DE DEMANDAS FEMINISTAS

Siqueira, Breenda Karolainy Penha
10.37885/210605191
Capítulo 15

ENSINO HÍBRIDO: O NOVO NORMAL NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Sales, Soenil de
Ferraz, Antônio de Fatimo
Santos, Marlene Rodrigues dos
Silva, João Clarindo da
Silva, Silza Aparecida da
Gomes, Olinete Sant’Ana
Silva, Anastácia Maria Ferraz da
Kemer, Elizangela Dias
10.37885/210605193
Capítulo 16

ESTUDO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA 2011-2018

Maia, Eduardo José Pereira
Cavalcanti, Leine Cristina Batista
Brandão, Gabrielle Braz Santos
10.37885/210605090
Capítulo 17

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Marquesim, Dejanira Fontebasso
10.37885/210504859
Capítulo 18

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA BRAGANTINA: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS

Corrêa, Daniel Rodrigues
Abreu, Waldir Ferreira de
10.37885/210303642
Capítulo 19

IDENTIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DEITAPETINGA/ BA: UMA ANALISE DA IMPLEMENTAÇÃO LEI AFROINDÍGENA N° 11.645/2008 NO ANO DE 2018

Rocha, Janmily Dantas de Lima
Dória, Erica Maia
Pinheiro, Jéssica de Oliveira
Mendonça, Daelcio Ferreira Campos
10.37885/210605146
Capítulo 20

KAMÉ E KAIRU - CONCEPÇÕES COSMOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ESTUDO DO GRAFISMO KAINGANG

Kappaun, Ivan Jeferson
Frantz, Liliane
10.37885/210504458
Capítulo 21

LIBERDADE E PANDEMIA

Silva, Jocelino Tramontin da
Pavan, Karla Eduarda Modena
Dall Asta, Renata
10.37885/210605066
Capítulo 22

O IMPACTO DAS NUCLEAÇÕES DAS ESCOLAS DO CAMPO - UM ESTUDO DECASO NO MUNICÍPIO DE MALHADA DE PEDRAS/BA

Alves, Doralice Leite Ribeiro
Silva, Edna Alves Pereira da
Santos, Alcirlene Aparecida dos
10.37885/210605115
Capítulo 23

O PROJETO DE INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA NA ESCOLA NAVAL

Honorato, Hercules
10.37885/210404218
Capítulo 24

O TEMA PIBID NOS ENPECS

Nunes, Rodrigo Ruschel
Ferraz, Daniela Frigo
Carletto, Márcia Regina Carletto
Francisco, Antonio Carlos de
10.37885/210303983
Capítulo 25

OCORRÊNCIA DE FOCOS DE CALOR EM ANOS EXTREMOS DE EL NIÑO NO MUNICÍPIO DO ITATIAIA, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Soares, Beatriz de Carvalho Griffo
Delgado, Rafael Coll
Carvalho, Daniel Costa de
Vilanova, Regiane Souza
Pereira, Marcos Gervasio
Rodrigues, Rafael de Ávila
10.37885/210604898
Capítulo 26

OS INDÍGENAS WARAO NA REALIDADE BELENENSE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Pontes, Sheila Silva
Nascimento, Maria Antônia Cardoso
10.37885/210605112
Capítulo 27

POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) COM DIABETES MELLITUS (DM)

Tavares, Fernanda Silveira
Gomes, Lucy de Oliveira
Leon, Naira Lobo de Oliveira Sevilla
Bonfim Júnior, Paulino José do
Lima, Guilherme Hilário
Carvalho, Patrícia Souza
Rosa, Thiago dos Santos
10.37885/210404278
Capítulo 28

PROJETOS DE LEI NA TEMÁTICA LGBTQI+: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA DAS PARLAMENTARES BRASILEIRAS, CHILENAS E ARGENTINAS

Franco, Geissa Cristina
10.37885/210605167
Capítulo 29

REFERÊNCIAS TÉCNICAS PARA A ATUAÇÃO PRÁTICA DO PSICÓLOGO NOS PROGRAMAS DE DSTS E HIV/ AIDS – UMA REVISÃO DA LITERATURA

Faria, Maria Elisa de Lacerda
Muniz, Bianca da Silva
Pereira, Thamyres Ribeiro
Tutya, Sylvio Takayoshi Barbosa
10.37885/210404187
Capítulo 30

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DAS TERRAS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE DOS CASOS XÁKMOK KÁSEK VS. PARAGUAI E POVO XUCURU VS. BRASIL

Assis, Maria Emília de Oliveira
Façanha, Josanne Cristina Ribeiro Ferreira
10.37885/210605016
Capítulo 31

TEATRO NA ESCOLA: PERCURSOS DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA

Santos, Fernando Freitas dos
10.37885/210605122
Capítulo 32

UMA INVESTIGAÇÃO DO EFEITO ÍNDICE NAS RECOMPOSIÇÕES DA CARTEIRA TEÓRICA DO IBOVESPA

Pimenta Junior, Tabajara
Campos, André Marra
Soares, Mara Alves
Gaio, Luiz Eduardo
Ambrozini, Marcelo Augusto
10.37885/210605026
Capítulo 33

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA (2009-2018)

Travessa Junior, Carlos Alberto
Calábria, Luciana Karen
10.37885/210605201