POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: TENSÕES E NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Code: 124-159
65
255
Título

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: TENSÕES E NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

ISBN

978-65-89826-41-5

DOI
10.37885/978-65-89826-41-5
Publicado em

03/07/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

100

8

1

1

Organizadores:
  • Liege DORNELLAS

    Liege DORNELLAS

  • Ticiano Azevedo Bastos

    Ticiano Azevedo Bastos

Apresentação

Esta obra intitulada “Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: Tensões e Novas Perspectivas na Educação Brasileira” constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Ela é composta por oito produções, das quais três estão localizadas na Educação Básica, quadro com temáticas no Ensino Superior e um texto produzido a partir de problematizações na Pós-graduação. A coletânea tem como objetivo tensionar as questões educacionais criadas a partir do contexto sanitário, socioeconômico dos docentes e discentes no ano de 2020, bem como as experiências pedagógicas realizadas com sucesso nas redes educacionais no Brasil. Esperamos que a produção coletiva, ora apresenta possa servir como material didático-pedagógico para estudantes e pesquisadores. Agradecemos aos autores pelas produções e apoio. Boa leitura!

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

8 Capítulos

Capítulo 1

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA

BOCACIO, Cristiane Barcellos
Severo, Rita Cristine Basso Soares
10.37885/210504754
Capítulo 2

REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO ANO DE 2020

Souza, José Davi Reges de
Santos, Andreia Cristina Munzlinger dos
Santos, Walkiria Barbosa
10.37885/210304003
Capítulo 3

TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIEVANGÉLICADURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Bernardes, Cristiane Martins Rodrigues
Costa, Daniel Gonçalves Mendes da
Martins, Evelin Soares de Oliveira
Carvalho, Fabiane Alves de
Boggian, Luciana Carvalho
Fanstone, Pollyana dos Reis Pereira
10.37885/210504586
Capítulo 4

USO DO MOBILE LEARNING NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19

Martins, Ernane Rosa
Gouveia, Luís Manuel Borges
10.37885/210504788
Capítulo 5

GAMIFICAÇÃO E GINCANA VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Dornellas, Liege
Lopes, Marister Candida Almeida
Martins, Maxwel Robert Pereira
Borges, Wayna Inácia de Andrade
Bastos, Ticiano Azevedo
10.37885/210604939
Capítulo 6

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO AFETIVA COM CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Quintana, Tatiane Felipeto
Machado, Nathália Blanco
Truccolo, Adriana Barni
10.37885/210504825
Capítulo 7

EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO À PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Olini, Aline Bernardineli
Marquesim, Dejanira Fontebasso
10.37885/210504865
Capítulo 8

DISCURSOS E CONTRADIÇÕES DO USO DOS VÍDEOS EM UM CURSO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Santos, Ubiratan Pereira dos
10.37885/210504662