PET-BIOLOGIA IFAM: 10 ANOS INTEGRANDO ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Code: 245-365
74
378
Título

PET-BIOLOGIA IFAM: 10 ANOS INTEGRANDO ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ISBN

978-65-5360-042-3

DOI
10.37885/978-65-5360-042-3
Publicado em

01/02/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

208

12

1

1

Organizadores:
  • Lucilene da Silva Paes

    Lucilene da Silva Paes

  • Elisabet Alfonso Peixoto

    Elisabet Alfonso Peixoto

  • Adriano Teixeira de Oliveira

    Adriano Teixeira de Oliveira

Apresentação

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formação em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país orientados pelo princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e da educação tutorial. Atualmente o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 IES. No estado do Amazonas o programa possui 17 grupos, sendo 16 deles na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e um no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro: o PET do curso Licenciatura em Ciências Biológicas. Esse grupo PET do IFAM foi criado em dezembro de 2010 a partir do processo de seleção do Edital n° 09 do Programa de Educação Tutorial promovido pelo Ministério da Educação (MEC), e iniciou suas atividades em janeiro de 2011. Assim, o grupo visa à possibilidade de adquirir experiências ultrapassando as barreiras da sala de aula, nesse sentido, seus principais projetos extracurriculares são voltados para produção de eventos científicos, oficinas, minicursos, palestras, pesquisas, metodologias alternas, atividades de extensão e outros. Ao longo dos 10 anos de atividade no curso de Biologia do IFAM o PET contribuiu com a formação de dezenas de estudantes. Assim, a ideia desse livro surgiu com o intuito de comemorar essa década de atividade desse grupo. Dessa forma, essa obra possui um total de 12 capítulos na qual compreende em cada capítulo um relato, uma atividade de ensino, pesquisa ou de extensão desenvolvida por bolsistas do PET BIO em atividades voltadas ao ensino. Nesse sentido, essa obra é um marco importante para a comemoração de uma década de atividade do PET-BIO do IFAM.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

12 Capítulos

Capítulo 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA REGIÃO AMAZÔNICA

Alves Júnior, Tales
Rodrigues, Alessandra de Araújo
Souza, Mikael Martins de
Ribeiro, Giovanna Cavalcante
Cabral, Cinara Calvi Anic
Paes, Lucilene da Silva
10.37885/211206878
Capítulo 2

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DO SOM

Litaiff, Nathalia Reis
Nascimento, Rebeca Brandão
Belém, Josiana Ferreira
Gomes, Maria Fernanda da Silva
Paiva, Antônia Jaqueline Vitor de
Peixoto, Elisabet Alfonso
Pantoja-Lima, Jackson
Aride, Paulo Henrique Rocha
Oliveira, Adriano Teixeira de
10.37885/211206879
Capítulo 3

CONCEPÇÃO DO USO E DESUSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DE CUNHO SOCIAL

Pinto, Sofia Simões
Paes, Lucilene da Silva
Oliveira, Adriano Teixeira
Soares, Anderson Colares
Peixoto, André Alfonso
Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
10.37885/211206880
Capítulo 4

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS E SEMIAQUÁTICOS DA AMAZÔNIA

Reis, Maeyssa Mikaela Trindade
Nascimento, Rebeca Brandão
Gomes, Maria Fernanda da Silva
Silva, Adriana Marisa Brandão da
Paiva, Antonia Jaqueline Vitor de
Liebl, Ariany Rabello da Silva
Oliveira, Alzira Miranda de
Aride, Paulo Henrique Rocha
Silva, Janari Rui Negreiros da
Oliveira, Adriano Teixeira de
10.37885/211206881
Capítulo 5

A TERCEIRA IDADE EM AÇÃO: A EXPERIMENTAÇÃO E O LÚDICO EVIDENCIANDO AS RIQUEZAS DA REGIÃO AMAZÔNICA

Reis, Juliana Grangeiro
Paes, Lucilene da Silva
Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
Badaró, Hugo Bueno
Marques, Jean Dalmo de Oliveira
Chaves, Edson Valente
Sobrinho, Eder Marcio Araujo
10.37885/211206882
Capítulo 6

AÇÕES INTEGRADAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) BIOLOGIA IFAM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Rodrigues, Alessandra de Araújo
Paes, Lucilene da Silva
Maciel, Reully Mary Ferreira
Reis, Juliana Grangeiro
Silva, Layla Cristina Tabosa da
Liebl, Ariany Rabello da Silva
Peixoto, Elisabet Alfonso
10.37885/211206884
Capítulo 7

APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

Barros, Aline Silva de Souza
Paixão, Rayana Melo
Lima, Alice Gomes
Pinto, Elson Antonio Sadalla
Oliveira, Adriano Teixeira de
10.37885/211206885
Capítulo 8

CULTIVANDO PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Souza, Naylana Melo de
Paulo, Richard Coelho de
Dias, Aline Santos
Paes, Lucilene da Silva
Rodrigues, Alessandra de Araújo
Alves Júnior, Tales
Maciel, Saaria Lad Lourenço
10.37885/211206886
Capítulo 9

INICIAÇÃO CIENTÍFICA ARTICULANDO CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS E QUÍMICOS COM PERSPECTIVAS BIOTECNOLÓGICAS

Travassos, Ana Graziela Gomes
Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de
10.37885/211206887
Capítulo 10

PARQUE MUNICIPAL DOS BILHARES: UMA SALA DE AULA PARA PRÁTICA DO ENSINO TRANSVERSAL

Rodrigues, Alessandra de Araújo
Alves Júnior, Tales
Conceição, Leonardo da Silva
Gonçalves, Adriele de Sousa
Barroncas, Priscila de Souza Rosa
Paes, Lucilene da Silva
Oliveira, Adriano Teixeira
10.37885/211206888
Capítulo 11

PLANTAS MEDICINAIS UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIA

Matos, Bianca Cunha
Paes, Lucilene da Silva
Gomes, Melyssa Oliveira
Rocha, Jhiemelle Amanda da Silva
Lima, Karoline Gomes
Peixoto, Elisabet Alfonso
10.37885/211206889
Capítulo 12

TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO, PROMOVENDO O ENSINO DA HISTOLOGIA A PARTIR DE JOGO

Tolosa, Ryan dos Santos
Freitas, Giovanna Letícia da Silva
Nobre, João Vitor Santos
Oliveira, Adriano Teixeira de
10.37885/211206890