PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE SEXUALIDADE HUMANA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 147-192
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Título

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE SEXUALIDADE HUMANA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ISBN

978-65-89826-31-6

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-89826-31-6
    Publicado em

    16/06/2021

    Páginas Edição

    136

    1

    Autor(a):
    • Adriano Santos De Mesquita

      Mesquita, Adriano Santos De

    Sinopse

    Esta é uma pesquisa-ação (BARBIER, 2004; THIOLLENT, 2011) que trata de Percepções Docentes sobre Sexualidade Humana na perspectiva do Letramento Científico nos anos iniciais do ensino fundamental. A sexualidade é assumida, nesta pesquisa, como uma concepção contemporânea e abrangente sob as dimensões biológica, social, emocional, cultural e religiosa (OLIVEIRA, 2009); e o letramento científico como práticas que promovem o entendimento do indivíduo de conhecimentos relativos à ciência e à tecnologia e seu emprego e compreensão em ações cotidianas (SANTOS, 2007). Teve como objetivo investigar modos de professores abordarem a temática sexualidade humana, considerando o letramento científico e evidenciando novas percepções deles sobre suas abordagens a partir de processos formativos promovidos nos contextos de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. Quatro professoras participaram de todas as etapas da pesquisa e foram selecionadas por serem professoras polivalentes, efetivas, formadas em pedagogia, atuantes nos dois turnos de funcionamento da escola, em turmas do 1º ao 5º ano. O material empírico constituiu-se dos seguintes instrumentos investigativos: questionário, com questões objetivas e subjetivas, aplicado anteriormente aos momentos de interação com as professoras; encontros pedagógicos, momentos de formação planejados pela própria instituição de ensino com o objetivo de contribuir para a formação em serviço dos professores; interações cotidianas, ocorridas durante todo o processo; os encontros pedagógicos e demais interações foram registrados no diário de campo utilizado ao longo da pesquisa; oficina de formação, da qual resultaram oito sequências didáticas integrantes do produto educacional desta dissertação intitulado de ―Sugestões para abordagem de temas relativos à Sexualidade Humana nos anos iniciais‖, e entrevista semiestruturada realizada com as professoras após a oficina de formação. Na análise das percepções docentes sobre a temática da sexualidade, antes e após as intervenções, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016). Como resultados das análises e de acordo com as experiências narradas, foram evidenciadas práticas escolares envolvendo conteúdos de sexualidade humana, muitas vezes, desvinculadas de práticas efetivas de letramento científico, demonstrando desconhecimento dessa abordagem em aula, mas. Tal cenário demonstrou alteração, conforme as interações realizadas na pesquisa, levando à tese de que as percepções das professoras, antes concentradas em discursos biologizantes e científicos relativos ao ensino da sexualidade humana, após os momentos formativos, apontam para a construção de novos saberes que passam a compreender a sexualidade em dimensões e o letramento científico como conceito novo que deve ser vinculado às práticas sociais dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

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