NÍVEL DE SERVIÇO DE CALÇADAS: PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO PARA CIDADES DE PEQUENO PORTE

Code: 179-252
41
175
Título

NÍVEL DE SERVIÇO DE CALÇADAS: PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO PARA CIDADES DE PEQUENO PORTE

ISBN

978-65-89826-59-0

DOI
10.37885/978-65-89826-59-0
Publicado em

17/11/2021

Páginas Edição

144

1

Autores(as)
  • Otavio Henrique da Silva

    Otavio Henrique da Silva

  • Generoso De Angelis Neto

    Generoso De Angelis Neto

Sinopse

Seja pelo aspecto social que envolve ou por ser elemento fundamental à realização de deslocamentos a pé, as calçadas têm papel importante na vida dos citadinos. Entretanto, para que a infraestrutura de circulação seja plenamente utilizada, o serviço por ela oferecido deve suprir a demanda local, proporcionando conforto e segurança aos seus usuários. A questão é particularmente importante em cidades de pequeno porte populacional, para as quais, devido à ausência de transporte público e às pequenas distâncias, as viagens a pé constituem a base da mobilidade urbana. Neste prisma, esta pesquisa teve por objetivo propor método de avaliação do Nível de Serviço de calçadas para cidades de pequeno porte. O modelo elaborado e aplicado em São Tomé, Paraná, foi baseado em Ferreira e Sanches (2001) e em Ferreira e Sanches (2005), sendo denominado Índice de Serviço das Calçadas (ISC), composto por outros dois Índices que envolvem aspectos de Qualidade do espaço e de Acessibilidade (ISCqe e ISCa). O método envolveu três etapas: análise técnica das calçadas, verificação da percepção do usuário e atribuição dos Níveis de Serviço, variando de A até F (pior situação), conforme resultados dos Índices. Para a variável de Arborização da calçada fez-se necessário o censo arbóreo, o qual indicou 4.081 espécimes, sendo Licania tomentosa (Benth.) Fritsch (Chrysobalanaceae) (n=1.722) e Cenostigma pluviosum var. peltophoroides (Benth.) E. Gagnon & G.P. Lewis (Fabaceae) (n=604) as espécies mais recorrentes. No total, 50 espécies vegetais (f=25,26%) apresentaram características inadequadas à sua utilização. Após análise técnica de 570 quadras, o que corresponde a 47.255,8 m de calçadas, e realização de pesquisa de opinião com 355 munícipes foram calculados o ISCqe, o ISCa e, finalmente, o ISC. Houve maior ocorrência da condição péssima (NS F), principalmente nas áreas mais periféricas. Os Níveis de Serviço mais adequados (NS A até D) foram condicionados a 34,91% das quadras, correspondendo a 16.005,5 m de caminhos de pedestres, sendo que a Avenida José Madureira foi a via com melhores médias de Índices da cidade. O modelo proposto apresentou aplicabilidade adequada às cidades de pequeno porte, havendo possibilidade de ser adaptado para utilização em cidades de maior porte.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.