EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SOCIEDADE EM PESQUISA

Code: 330-491
50
230
Título

EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SOCIEDADE EM PESQUISA

ISBN

978-65-5360-256-4

DOI
10.37885/978-65-5360-256-4
Publicado em

31/01/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

244

17

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

O livro Educação, Linguagem e Sociedade em Pesquisa, visa compreender as diferentes frentes nas quais a Educação está inserida. Sabemos que o ato de educar transcende a sala de aula e o prédio da escola. Se realmente acreditamos que a educação pode mudar o mundo, faz-se necessário repensar as nossas práticas, metodologias e concepções filosóficas. A escola precisa mudar e tornar-se um espaço de emancipação e valorização da pessoa humana em suas diferenças. A humanidade deu um grande passo, quando sistematizou a linguagem, fornecendo a disseminação da cultura, arte e saberes. É a capacidade de nos comunicar que faz com que possamos atribuir sentidos as coisas, fatos e pessoas, ressignificando aquilo que somos e o que gostaríamos de ser. Ao mesmo tempo a linguagem também favorece desencontros e por vezes produz violências. Muitas agressões surgem através dos entraves promovidos pela linguagem. Está obra, visa promover profundas reflexões no que tange a Educação, Linguagem, Sociedade e Pesquisa. Tivemos o imenso prazer de contar com pesquisadores reconhecidos e que primam pela ciência e o saber. Desejamos que você aproveite ao máximo do que tem de mais atual nesta temática. Uma excelente leitura à todos.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

17 Capítulos

Capítulo 1

A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Silva, Murilo Sérgio Vieira
Silva, Fabiana Custódio e
10.37885/221211427
Capítulo 2

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EJA: UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Fracaro, Adonis Rogério
10.37885/221110958
Capítulo 3

AUTOEFICÁCIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS CASTANHAL

Mendonça, Aline Rogrigues
Germano, R.
10.37885/230111689
Capítulo 4

AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Vale, Ismael Holanda Do
Braz, Ágda Freire Queiroz
Sousa, Brenda Karynne Moreira
Gomes, Larissa Bruno
Oliveira, Amanda Beatriz Nunes
Anunciação, Jaqueline da
10.37885/230111654
Capítulo 5

CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO, A PEDAGOGIA, O MASCULINO E O FEMININO

Sousa, Amaury Lucatti
Costa, Gelda Gonçalves
Santos, Ricardo Alves dos
10.37885/221211561
Capítulo 6

DEMOCRATIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE PESQUISA CIENTÍFICA: REFLEXÕES SOBRE A RELEV NCIA DE INTERFACE ENTRE QUESTÕES DE GÊNEROS E CIÊNCIA

Nascimento, Hysdras Ferreira Do
BRITO, T. A.
TRINDADE, J. M.
SILVA, C. R. da
Tamiasso-Martinhon, Priscila
10.37885/221211616
Capítulo 7

ENSINO DA MATEMÁTICA PARA APRENDIZES SURDOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS

OLIVEIRA, Maria Clementina de
10.37885/221211570
Capítulo 8

INTERFACES ENTRE A FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS E A MEDIAÇÃO TEATRAL

ROSSETO, R
LUZ, J. C. da
10.37885/221211510
Capítulo 9
Capítulo 10

NIÓBIO: UM ELEMENTO QUÍMICO BRASILEIRO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO

SILVA, G. H.
SILVA, L. O.
DA SILVA, T. A. R.
FERREIRA, K. D.
10.37885/221211553
Capítulo 11

OS TERENA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS: A MIGRAÇÃO INDÍGENA E RESISTÊNCIA ÉTNICA

G.S. SOUZA
D. G. COLMAN
C. M. N. VIEIRA
10.37885/221211481
Capítulo 12

PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPA – CAMPUS CASTANHAL – ACERCA DE SUAS ESCOLHAS DE CARREIRA

Pereira, Valéria do Socorro Borges
Germano, Renato
10.37885/230111690
Capítulo 13

PERSPECTIVAS DE COMBATE AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Almeida, Sabrina dos Anjos
Bernardes, Anaizy Moreira De Oliveira
Mendonça, Charlene de Jesus Santos
10.37885/221211528
Capítulo 14

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NUMA ESCOLA DE MAGISTÉRIO, BENGUELA, ANGOLA

Tchilata, Paulino Ndulo
Pinto, Carlos Alberto Rodrigues
Agostinho, Fernando Vianeque
Justino, Margareth Azenaid Ebó Pereira João
10.37885/221211589
Capítulo 15

UMA ANÁLISE DA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE CASTANHAL

Damasceno, E.
Germano, R.
10.37885/230111686
Capítulo 16

“VAMOS PARA AS PIZZARIAS?”: HISTÓRIA, MEMÓRIA E SOCIABILIDADES NO CRUZAMENTO DAS RUAS MONSENHOR HIPÓLITO E OLAVO BILAC, NO CENTRO DA CIDADE DE PICOS-PI (2000-2019).

Silva, Maria Larissa Rodrigues
Santos, Raimundo Nonato Lima dos
10.37885/221211557
Capítulo 17

VERDADE, COTIDIANO E REIFICAÇÃO: WITTGENSTEIN COMO FILÓSOFO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Wagner, G
10.37885/230111619