GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO - DIMENSÕES TEÓRICAS, PRÁTICAS E INSTITUCIONAIS

Code: 224-328
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Título

GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO - DIMENSÕES TEÓRICAS, PRÁTICAS E INSTITUCIONAIS

ISBN

978-65-5360-067-6

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-067-6
    Publicado em

    01/04/2022

    Páginas Capítulos Volume Edição

    86

    6

    1

    1

    Organizador(a):
    • Flávio Aparecido de Almeida

      Flávio Aparecido de Almeida

    Apresentação

    Vivemos em um país democrático, onde a diversidade de ideias e expressões possuem direito constitucional de existirem e como tal devem ser respeitadas, pois constituem a diversidade de um povo e de sua cultura. A escola tem um papel fundamental na construção de espaços saudáveis para problematizar e construir assim uma nação verdadeiramente fundamentada nos valores humanos, que como consequência é fruto de um modelo democrático, onde todos devem ser representados e compreendidos como sujeito de direitos. A Gestão Educativa tem por dever assegurar na prática uma educação de qualidade, crítica e diversa, fomentando no seu corpo docente e discente o respeito às diferenças e a responsabilidade que cada um carrega consigo na construção de um mundo mais humano, fraterno e justo. Sabemos também, que apesar de vivermos um país democrático de direito, muitos gestores são indicados para esta função, o que essencialmente provoca um grande equívoco na construção democrática do cotidiano escolar. Gerir uma escola, pressupõe capacidade intelectual, emocional e didática para fomentar uma prática educativa transformadora e emancipatória, tendo como finalidade última o bom êxito escolar de todos os educandos, abarcando toda a complexidade e diversidade existente, neste contexto. Muito se fala de uma escola transformadora, porém pouco se visualiza por parte dos governantes uma transformação profunda no processo educativo, que ainda é contém entraves, contradições e metodologias arcaicas, que ao final do processo não consegue enxergar o educando como um sujeito provido de particularidades e especificidades. Tal obra, discutirá de forma acadêmica a Gestão Escolar e os seus avanços e desafios. Os diferentes autores, pesquisadores nesta área do saber, contribuirão na construção desta ideia que não se finda nesta edição. Precisamos pensar e repensar o papel dos Gestores (supervisores, orientadores e inspetores) na construção de uma escola que tenha ferramentas eficazes para responder as questões pertinentes do seu tempo presente. Desejo a tod@s uma excelente leitura.

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    6 Capítulos

    Capítulo 1
    Capítulo 2
    Capítulo 3
    Capítulo 4

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