FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E SUAS INTERFACES

Code: 306-461
44
204
Título

FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E SUAS INTERFACES

ISBN

978-65-5360-288-5

DOI
10.37885/978-65-5360-288-5
Publicado em

31/03/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

118

7

1

1

Organizadores:
  • Ronison Oliveira da Silva

    Silva, Ronison Oliveira da

  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

O livro Formação Continuada: possibilidades pedagógicas e suas interfaces é um instrumento de pesquisa para professores e discentes universitários no que tange a formação continuada dos Educadores. Sabemos que os países que se desenvolveram e assim conseguem ofertar uma educação de qualidade, investiu de forma sistematizada e continua na formação dos profissionais da Educação. A temática da formação continuada no Brasil ainda é um tema envolto em complexidade. A formação inicial, seja ela em graduações ou licenciaturas, ainda reproduz em muitos casos os mesmos padrões do ensino tradicional. Além disso, é comum neste tipo de formação os docentes não serem preparados para determinadas situações que agora fazem parte da realidade educacional, principalmente no que se refere a diversidade e subjetividade dos alunos. Infere-se que a adoção tanto da didática como de métodos ultrapassados de ensino são fatores que acabam corroborando para o desinteresse dos alunos e, por conseguinte, na evasão escolar de estudantes, culminando assim no fracasso do sistema de formação de pessoas para a vida. Temos inúmeros desafios a vencer no brasil, um deles é compreender que a formação dos atores que atuam em sala de aula de ser permanente, pois o mundo está mudando e também as formas de compreendê-lo, interpreta-lo e internalizá-lo. Mas do que nunca não existe uma verdade absoluta e pronta sobre as coisas e o educador precisa desmistificar a sua figura como o único detentor do saber. O mundo hodierno está se caracterizando pela velocidade espantosa com a qual as inovações tecnológicas surgem. Isto também impacta o trabalho dos professores, conforme se pode ver na fase mais aguda da pandemia de Covid-19. Se não fosse o uso das tecnologias educacionais, o impacto negativo sobre a formação de alunos neste período seria bem maior. Aqui são retratadas realidades distintas sobre a temática central do livro. Obviamente, seria muita pretensão resumir a realidade de um país gigantesco como o nosso em uma obra desta natureza. Por esta razão, o volume 2 deste e-book já está sendo viabilizado, dada a relevância da temática da formação continuada de professores na sociedade contemporânea. Desejamos uma excelente leitura, que esta obra escrita por diferentes pesquisadores de notória responsabilidade social e cientifica possa possibilitar reflexões profundar e pertinentes sobre o ato de educar e aprender. Sigamos aprendendo, pois este é o único caminho possível para que seja realmente pensada a emancipação do sujeito neste tempo histórico presente.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

7 Capítulos

Capítulo 1

A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO TÉCNICO FRENTE À SUA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E A AGENDA 2030

Ramos, Andrea Ribeiro
Kanaane, Roberto
10.37885/230212087
Capítulo 2

A TEORIA DA ATIVIDADE NA ARTE-EDUCAÇÃO: UM CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Farias, R.G.S.
10.37885/230111818
Capítulo 3

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA-MG COMO TEMÁTICA DE ENSINO DA QUÍMICA ANALÍTICA – POSSIBILIDADES DE UMA WEBQUEST

FERREIRA, Karolynne Marques
GOMES, Fabiana
BRAGA, Laudelina.
10.37885/230212020
Capítulo 4

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS/UNITINS – CAMPUS ARAGUATINS.

Bomfim, Paulo Cesar Romão
Marinho, Sergio Mendes de Almeida
10.37885/230111640
Capítulo 5

INTERVENÇÃO E ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS NO ESPECTRO AUTISTA.

Pedroso, Erica De Lima
Carvalho, Marianna
Rossi, Cláudia Maria
10.37885/230211997
Capítulo 6

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E RP

Bocacio, Cristiane Barcellos
Maurente, Viviane Maciel Machado
10.37885/230211960
Capítulo 7

POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ATOS DE ESCREVER COM FUNÇÃO SOCIAL

KOHLE
10.37885/221211483