EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA - VOLUME 2

Code: 249-516
77
299
Título

EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA - VOLUME 2

ISBN

978-65-5360-250-2

DOI
10.37885/978-65-5360-250-2
Publicado em

29/12/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

214

14

2

1

Organizadores:
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Leonardo Augusto Couto Finelli

  • Aline Maria Gonzaga Ruas

    Aline Maria Gonzaga Ruas

Apresentação

selecionados, produzidos por pesquisadores de renome no campo da produção científica que colaboraram para qualificar as discussões neste espaço formativo. Tal reconhece o quanto os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs modificaram, e continuam a modificar as práticas pedagógicas a partir das experiências de ensino hibrido que ganharam destaque no período da pandemia do Corona vírus. Assim reconhece os movimentos interinstitucionais que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação, básica e superior, pública e privada, de abrangência nacional e internacional. O reconhecimento do contexto de pandemia do Corona vírus modificou, sobremaneira, a educação, pois em seu momento mais grave, demandou estratégias de distanciamento social e isolamento. No entanto, a vida não poderia deixar de acontecer, e com essa as atividades de ensino e aprendizagem tradicionais. Esses demandaram mudanças para se adequar ao novo cenário, e, assim, acolheram mudanças para um formato reconhecido como híbrido, que congrega recursos da Educação a Distância – EaD, com estratégias mais tradicionais, de encontros síncronos. Professores e alunos tiveram que, em pouco tempo, e sem anúncios ou preparação, reaprender suas funções e papéis no contínuo processo de ensino-aprendizagem. Foram as mais diversas adaptações que atendaram as diferentes demandas que se apresentaram. O estudante em formação teve, abruptamente, de reorganizar sua prática, conduzido por seu professor que carregou a responsabilidade de cuidar do distanciamento social e segurança de seus alunos. Esse terrível contexto, que contabilizou centenas de milhares de mortes, produziu também diversos frutos que vem se desenvolvendo. Assim, observamos, para além das perdas, ganhos que se consolidam no processo de formação de alunos. Reconhecemos ainda as grandes disparidades, situações de grande carência, e, limitação do processo de formação, que foram evidenciadas pelas mudanças que se processaram. Tais acabaram marcando a exclusão, para além da inclusão, no processo educacional. Ainda não podermos dar a situação pandêmica como superada, como um evento histórico, ou do passado, mas o início do retorno às atividades presenciais possibilita novas reflexões sobre as mudanças processadas. Assim, a presente obra compartilha mais um pouco da diversidade de experiências vivenciadas, por professores e alunos, de diferentes níveis de formação, em seu novo trabalho que considerou o ensino híbrido ou remoto. A mesma foi produzida com o objetivo de atrair atenção ao tema e provocar a reflexão em relação as mudanças educacionais. Considera aquelas que apresentaram êxito, e assim, devem ser replicadas no presente e futuro. Nesse sentido, a obra conta com a colaboração de docentes e discentes de diferentes instituições de ensino, públicas e privadas, que contribuíram para o desenvolvimento de, e, reflexão sobre, novas ou adaptadas estratégias de ensino. A presente obra é dividida em duas seções: Tecnologias e metodologias aplicadas durante a pandemia; e, Reflexões sobre a educação em tempos de pandemia. A primeira reúne sete capítulos que apresentam discussões sobre aplicativos, instrumentos, técnicas e metodologias que foram utilizadas pelos mais diversos docentes, em diferentes contextos, e que se mostraram exitosas. Esperamos que os sete capítulos reunidos nessa seção auxiliem aos colegas docentes quanto a implementação de novidades em seus respectivos contextos escolares, ou que, minimamente, instigue-os a refletir sobre suas práticas atuais. E ainda, esperamos que esses contribuam com pesquisadores interessados na área para incitar novas investigações. Já a segunda seção, que conta com mais sete capítulos, apresenta um conjunto de reflexões produzidas a partir de pesquisas realizadas sobre as mudanças educacionais no contexto da pandemia. Assim apresenta, desafios do trabalho com o ensino híbrido, experiências de estudantes, ponderações sobre a nova identidade docente, e, investigações sobre experimentos remotos. Novamente, esperamos que o material reunido contribua para as experiências de ensino e aprendizado, tanto de docentes como de discentes dos mais diversos níveis, a se reconhecerem e compreenderem que não estão sozinhos em seus enfrentamentos. Longe ou perto, colegas de ambos os grupos vivenciam angustias semelhantes, e compartilham seus desenvolvimentos para que outros possam se espelhar, ou ao compreendê-los, encontrar seus próprios caminhos distintos. Agradecemos a cada um dos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos que a mesma sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

14 Capítulos

Capítulo 1

DISCORD COMO ELEMENTO DO CIBERESPAÇO DE PIERRE LÉVY NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)

Souza, Henrique Gonçalves De
Braz, Antônio Roosevelt Xavier
Xavier, Bruno Francisco
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Ribeiro, Thiago Vasconcelos
10.37885/220709605
Capítulo 2

UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE MAPA CONCEITUAL SOBRE O TEMPO GEOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

VIANA, J. C.
PESTANA, M. C. A.
SILVA, M. H. C.
VIANA, J. C.
MONTELES, S. V.
OLIVEIRA, M. S.
10.37885/221111120
Capítulo 3

TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 E NO MODELO HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM

Bocacio, Cristiane Barcellos
Lubian, Francieli
Santos, Rita de Cacia Pereira dos
Silva, Edila Dutra da
10.37885/221211336
Capítulo 4

PRATICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES INICIAIS COM A TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Reis, Guiomar Damásio Silva dos
Paixão, Leonice Vieira de Jesus
Rodrigues, Adriana
10.37885/221211337
Capítulo 5

A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTA DO MEET NAS AULAS ONLINE MINISTRADAS NO IFPI DO CAMPUS ANGICAL – PI

Lima Lacerda, Wendell
Silva Oliveira, Edvaldo Cesar da
Pereira Lima, Marconi
Mateus Lima, Lucelia
Pinto da Silva, Ozeane
Alves de Araújo, Elisângela
Oliveira Lima, Lara Raysa
Barbosa da Silveira, Karlenny
10.37885/220809834
Capítulo 6

PIBID BIOLOGIA E ENSINO REMOTO EM CARÁTER EMERGENCIAL: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS AOS DOCENTES EM CONSTITUIÇÃO

SOUSA, C. E. B.
10.37885/221211321
Capítulo 7

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA: PROGRAMA HORAS DE ESTUDO EM ARACAJU

Leite, Maria Cecilia Tavares
Cruz, Gabriela Zelice
Barros, Marcela Santos
10.37885/220709378
Capítulo 8

A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ruas, Aline Maria Gonzaga
Finelli, Leonardo Augusto Couto
10.37885/221111068
Capítulo 9

OS DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO NA ESCOLA PÚBLICA

Sousa, Aislane Rodrigues De
Saboya, Jefferson Pablo de Sousa
Costa, Maria Rosilane da
Rios, Luana Vasconcelos Soares
10.37885/221110927
Capítulo 10

OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Almeida, Cecídia Barreto
Silva, Mara Rubia Aparecida da
Silva, Geisiane Maciel da Silva
Cardoso Filho, Otávio
10.37885/221111069
Capítulo 11

ENSINO REMOTO E IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO

Guimarães, Júlia de Moura Martins
Souza, Brígida Rezende
Paula, Alessandro Vinicius
10.37885/221010561
Capítulo 12

EXPERIMENTOS REMOTOS NO ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: POSSIBILIDADES PARA TEMPOS DE PANDEMIA

Vieira, Leonardo Tadeu
Martíns, Raíssa Montenegro Gomes e
Almeida, Nádia Priscila de Oliveira
Queiroz, Luciana Rocha
Braga , Roberto Harrysson Tolentino
Veloso, André Wilson Nazareth
10.37885/221211257
Capítulo 13

EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: RESISTIR E FLORIR, EM TODOS OS TEMPOS, COMO QUIPÁ

Reis, Filomena Luciene Cordeiro
Gonçalves Neto, Weneceslau
10.37885/221111072
Capítulo 14

AUF GUT DEUTSCH: DESAFIOS (IM)POSSÍVEIS ENTRE PROFESSOR, ALUNOS E TECNOLOGIA.

Gaelzer, Vejane
Bender, Jaqueline Sebastiana
10.37885/220609265