ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Code: 115-146
Downloads
36
Views
212
Compartilhe
Título

ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

ISBN

978-65-89826-90-3

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-89826-90-3
    Publicado em

    01/10/2021

    Páginas Capítulos Volume Edição

    120

    8

    1

    1

    Organizador(a):
    • Leonardo Augusto Couto Finelli

      Leonardo Augusto Couto Finelli

    Apresentação

    Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior, públicas e privadas, de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar as ações em redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do saber. Considerados os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, a educação progrediu muito, e ao criar espaços de educação hibrida e remota deu um salto, tanto quantitativo (em termos de abrangência de maior número de alunos) quanto qualitativo (ao desenvolver e acolher novos recursos didáticos de difícil utilização no espaço síncrono e georreferenciado da sala de aula presencial) cujos resultados são aqui, parcialmente, apresentados. Não obstante, como diria o poeta, “nem tudo são flores”, as mudanças do período atual, também demonstraram lacunas do processo educacional. Diferenças sociais, e sócio econômicas, se agravaram, expondo realidades trágicas de desigualdade de ensino, que, infelizmente, foi acentuada com tal processo. Como pesquisadores e educadores cabe a nós reconhecer tais desigualdades, assim como buscar caminhos para minimizá-las. Assim tornar-se-á possível avançar em prol do ideário de educação de qualidade para todos, e consequentemente, promover a emancipação do pensamento, e empoderamento de todos os cidadãos! A caminhada ainda é longa e árdua, mas essa obra e tantas outras oferecem pequenos passos que nos levam um pouco além da realidade, ainda desigual, que é vivenciada. Concluo essa breve apresentação agradecendo a cada um dos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Espero também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos, assim como para demais interessados pela temática.

    Ler mais...
    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    8 Capítulos

    Capítulo 1
    Capítulo 2
    Capítulo 4
    Capítulo 5
    Capítulo 6
    Capítulo 7
    Capítulo 8

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar