ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO: PESQUISAS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO - VOLUME 2

Code: 299-507
50
211
Título

ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO: PESQUISAS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO - VOLUME 2

ISBN

978-65-5360-224-3

DOI
10.37885/978-65-5360-224-3
Publicado em

30/11/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

128

8

2

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

O livro Escola, Família e Educação pesquisas emergentes na formação do ser humano, tem por finalidade apresentar pesquisas no que tange o processo educativo, a família e o espaço educativo como um todo. São Inúmeros os desafios encontrados pela escola, principalmente no que se refere a responder de uma forma mais dinâmica e eficaz o que a sociedade contemporânea necessita. A escola é ainda um espaço que produz passividade, falta de compreensão do todo e principalmente promotora de desigualdades sociais, que estão presentes nas relações de poder na estrutura escolar. Sabemos que o professor não é mais o único detentor do saber, ele deve ser um profissional que estima o conhecimento e como consequência compreende que o conhecimento é infinito. A escola, a família e todos os personagens que permeiam o cotidiano escolar deve compreender a importância da escola no processo de humanização e produção de cidadãos conscientes do seu papel no mundo. Neste livro discutiremos um pouco sobre os desafios da escola. Espero que você tenha uma excelente leitura.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

8 Capítulos

Capítulo 1

ANGOLA E O GIRO DAS REFORMAS DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DE 1964 – 2016

André, Rebeca Helena
10.37885/221010653
Capítulo 2

AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Silva, Taiane Vieira Da
10.37885/221010410
Capítulo 3

COMBINANDO DUAS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PARA SUPORTE A DINÂMICAS COLABORATIVAS

Nogueira, Diego
Helal, Alan
10.37885/221110829
Capítulo 4

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS AUTISTAS

Nogueira, Regina Lima
Braga, Elizangela A.
Rossi, Cláudia Maria Soares
10.37885/221110793
Capítulo 5

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E A EDUCAÇÃO INTEGRAL: ALGUMAS REFLEXÕES DE CONTEXTO E DE CONCEPÇÃO

Fank, E
10.37885/221110831
Capítulo 6

INFLUÊNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA FREQUÊNCIA ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ÁREAS URBANAS E RURAIS

MACIEL, D.
LAVORATTO, L.
CARRASCO-GUTIERREZ, C.E.
10.37885/221010531
Capítulo 7

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS E REFLEXÕES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS

FERREIRA, Mayellen Mariana
ROCHA, Ricael Spirandeli
10.37885/221010607
Capítulo 8

UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Dos Santos, Rita De CÁssia
Silva, Magna Cecília Sobral
10.37885/221010481