EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TEORIAS, PRÁTICAS, DESAFIOS, REFLEXÕES E TENDÊNCIAS

Code: 270-399
57
256
Título

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TEORIAS, PRÁTICAS, DESAFIOS, REFLEXÕES E TENDÊNCIAS

ISBN

978-65-5360-153-6

DOI
10.37885/978-65-5360-153-6
Publicado em

30/07/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

146

10

1

1

Organizador(a):
  • Ronison Oliveira da Silva

    Ronison Oliveira da Silva

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste livro que você está acessando agora. Nesta obra estão refletidos diversos pontos de vista sobre a temática da Educação Profissional e Tecnológica - EPT. A obra tem como objetivo destacar as teorias, as práticas, as reflexões, os desafios e as tendências existentes numa vertente educacional que tem como objetivo precípuo a formação de cidadãos aptos a colaborarem com seus respectivos espaços de convívio. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores e pesquisadores no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Este livro representa uma contribuição singela e ao mesmo tempo a oportunidade para que autores de várias partes do Brasil compartilhassem seus estudos, sendo, portanto, um instrumento pertinente de divulgação científica. Lhe desejamos uma ótima leitura.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

10 Capítulos

Capítulo 1

A EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS – DAS BOLAS DE ISOPOR À PROTOTIPAGEM 3D

Nedochetko, Ana Paula F. S.
Viana, Gustavo D.
Leandro, F.C.
Nedochetko, Paulo Eduardo S.
10.37885/220508977
Capítulo 2

CONSOLIDAÇÃO E MAGNITUDE DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Silva, Ronison Oliveira da
NASCIMENTO-E-SILVA, D.
10.37885/220709385
Capítulo 3

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E NOVAS ABORDAGENS NO ENSINO: PORTFÓLIO DE PROJETOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Maruyama, U.
Sanita, A.
Maia, P.
Paz, R.C.F.
Rapchan, F.
Cordeiro,N.
Silva, P.D.P.G.
Maciel, M.S.D.
10.37885/220508902
Capítulo 4

ESTUDO DE CASO SOBRE A METODOLOGIA DE GESTÃO DE RISCOS UTILIZADA NA UFSC

Silva, Ronison Oliveira Da
INÁCIO (2021)
SOARES (2021)
FONTÃO (2021)
NASCIMENTO-E-SILVA, D.
10.37885/220709384
Capítulo 5

IMPACTOS DO NOVO CORONAVÍRUS NAS ORGANIZAÇÕES E AS INOVAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO, SAÚDE E EDUCAÇÃO

Silva, Ronison Oliveira da
Silva, Daniel da Nascimento e
10.37885/220709367
Capítulo 6

INCLUSÃO E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DOS ESPORTES ADAPTADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Monteiro, Nerijane de Almeida
10.37885/220509055
Capítulo 7

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO: ATENDIMENTO AO TURISTA NA CATEDRAL METROPOLITANA DE BRASÍLIA-DF

SANTOS, T. R. M.
10.37885/220509045
Capítulo 8

PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE FÍSICA NA AMAZÔNIA SOB A LUZ DO CURRÍCULO TEMÁTICO

Lira, Yakamury Rebouças de
Palma, Francisco Rodrigo Das Chagas
Moura, Jéssica Santos
10.37885/220207889
Capítulo 9

PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO-PILOTO DESENVOLVIDO COM PROFESSORES E ESTUDANTES DO IFPI - SÃO JOÃO DO PIAUÍ

Rosa, Alcemir Horácio
Nascimento e Silva, Daniel
Barros, Marcus Marcelo Silva
10.37885/220609256
Capítulo 10

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE AJUSTE LINEAR PELO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Menin, O. H.
Mossin, E. A.
10.37885/220609185