ENSINO DESENVOLVIMENTAL: SISTEMA GALPERIN-TALÍZINA

Code: 206-300
624
643
Título

ENSINO DESENVOLVIMENTAL: SISTEMA GALPERIN-TALÍZINA

ISBN

978-65-89826-71-2

DOI
10.37885/978-65-89826-71-2
Publicado em

13/08/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

276

10

1

1

Organizadores:
  • Gloria Fariñas León

    Gloria Fariñas León

  • Yulia Solovieva

    Yulia Solovieva

  • Yolanda Rosas Rivera

    Yolanda Rosas Rivera

  • Wellington Lima Cedro

    Wellington Lima Cedro

  • Oscar Tintorer Delgado

    Oscar Tintorer Delgado

  • Marcus Vinícius de Faria Oliveira

    Marcus Vinícius de Faria Oliveira

  • Luis Quintanar Rojas

    Luis Quintanar Rojas

  • Isauro Beltrán Núñez

    Isauro Beltrán Núñez

  • Hector José García Mendoza

    Hector José García Mendoza

  • Andréa Maturano Longarezi

    Andréa Maturano Longarezi

  • Fabiana Fiorezi de Marco

    Fabiana Fiorezi de Marco

  • Camila Borges Santos Carvalho

    Camila Borges Santos Carvalho

  • Caio Pereira Gottschalk Morais

    Caio Pereira Gottschalk Morais

  • Betânia Leite Ramalho

    Betânia Leite Ramalho

  • Anemari Luersen Roesler Vieira Lopes

    Anemari Luersen Roesler Vieira Lopes

  • Andrey Ilyich Podolskiy

    Andrey Ilyich Podolskiy

  • Roberto Váldes Puentes

    Roberto Váldes Puentes

Apresentação

Ensino Desenvolvimental. Sistema Galperin-Talízina é o segundo livro da trilogia que procura abordar os principais sistemas didáticos desenvolvimentais soviéticos. A obra compõe parte do projeto editorial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (Gepedi), vinculado à série Ensino Desenvolvimental da Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. O mesmo destina-se à pesquisa e divulgação científica da obra teórica e prática realizada pelo sistema didático desenvolvimental soviético Galperin-Talizina ao longo de, pelo menos, os últimos setenta anos. O objetivo central dos trabalhos experimentais aos quais P. Ya. Galperin, N. F. Talízina e seus colaboradores dedicaram-se esteve na investigação das condições necessárias para que os conceitos científicos e ações mentais se constituam sob a base de ações que vão do exterior ao interior, passando por etapas sucessivas designadas como: Base orientadora da Aprendizagem (BOA), motivacional, material ou materializada, linguagem verbal externa, linguagem verbal interna e mental. O conjunto dessas produções levou ao desenvolvimento de uma Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, assim como de um método de investigação experimental.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

10 Capítulos

Capítulo 1

TEORIA E METODOLOGIA. “NÃO HÁ NADA TÃO PRÁTICO QUANTO UMA BOA TEORIA”. COMO FAZER FUNCIONAR NA PRÁTICA (O CASO DA TEORIA DE P. YA. GALPERIN)

Podolskiy, Andrey I.
10.37885/210705485
Capítulo 2

EXPERIMENTO DE FORMAÇÃO GRADUAL: O MÉTODO DE ESTUDO DA GÊNESE DOS PROCESSOS COGNOSCITIVOS DE P. YA. GALPERIN

Longarezi, Andréa Maturano
10.37885/210705486
Capítulo 3

A INFLUÊNCIA DE VYGOTSKY, DE LEONTIEV, A QUESTÃO DA AÇÃO E DO OBJETO DA PSICOLOGIA NA TEORIA DE GALPERIN

Núñez, Isauro Beltrán
Oliveira, Marcus Vinicius de Faria
Ramalho, Betania Leite
10.37885/210705487
Capítulo 4

LA ZONA DE DESARROLLO PRÓXIMO: L. S. VYGOTSKI Y P. YA. GALPERIN

León, Gloria Fariñas
10.37885/210705488
Capítulo 5

SISTEMA GALPERIN-TALÍZINA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS

Puentes, Roberto Valdés
10.37885/210705489
Capítulo 6

LA TEORÍA DE LA ACTIVIDAD PARA EL APRENDIZAJE DESDE LA CONCEPCIÓN DE NINA F. TALIZINA

Solovieva, Yulia
Rojas, Luis Quintanar
10.37885/210705490
Capítulo 7

AS REGULARIDADES NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE GALPERIN E TALIZINA

Morais, Caio
Borges, Camila
10.37885/210705491
Capítulo 8

SISTEMA GALPERIN-TALIZINA: PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

Marco, Fabiana Fiorezi de
Cedro, Wellington Lima
Lopes, Anemari Luersen Roesler Vieira
10.37885/210705492
Capítulo 9

CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Mendoza, Héctor José García
Delgado, Oscar Tintorer
10.37885/210705493
Capítulo 10

FORMACIÓN DE CONCEPTOS MATEMÁTICOS DESDE LA TEORÍA DE LA ACTIVIDAD APLICADA A LA ENSEÑANZA: APORTACIONES DE GALPERIN Y TALIZINA

Rivera, Yolanda Rosas
10.37885/210705494