EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3

Code: 71-148
295
698
Título

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3

ISBN

978-65-89826-27-9

DOI
10.37885/978-65-89826-27-9
Publicado em

01/06/2021

Páginas Capítulos Volume Edição

518

32

3

1

Organizadores:
  • Eloisa Rosotti Navarro

    Eloisa Rosotti Navarro

  • Maria do Carmo de Sousa

    Maria do Carmo de Sousa

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores, que se debruçaram a contribuir com a Educação Matemática e seus desdobramentos. É notório o movimento interinstitucional presente na obra, com ações de incentivo à pesquisa que reúne pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo discutir, argumentar e refletir com o leitor sobre a Educação Matemática em Pesquisa, por meio da produção e socialização de conhecimentos em diferentes perspectivas e tendências. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. E, esperamos que ela sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

32 Capítulos

Capítulo 1

A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO: DISCUSSÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Munhoz, Ana Paula Gladcheff
Longarezi, Andrea Maturano
Nascimento, Carolina Picchetti
Piotto, Débora Cristina
Araujo, Elaine Sampaio
Marco, Fabiana Fiorezi de
10.37885/210404099
Capítulo 2

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO COLABORADORA DO ENSINO EM CURSOS SUPERIORES

Rosa, Miriam Aparecida
10.37885/210504520
Capítulo 3

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO EIXO NORTEADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Marcatto, Flávia Sueli Fabiani Marcatto
Onuchic, Lourdes De La Rosa
10.37885/210303446
Capítulo 4

A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE BINGO COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Medeiros, Jocineia
Lübeck, Marcos
Lins, Graciela Siegloch
Andretti, Fernando Luiz
10.37885/210404348
Capítulo 5

APRENDER A ENSINAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA

Justo, Jutta Cornelia Reuwsaat
Fernandes, Marlene Terezinha
10.37885/210504493
Capítulo 6

AS BRINCADEIRAS E AS NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rezende, Suelene de
Palma, Rute Cristina Domingos da
10.37885/210404430
Capítulo 7

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS SUBJACENTES A ERROS INDIVIDUAIS FREQUENTES NO ENSINO INSTITUCIONALIZADO

Miranda, Werventon dos Santos
Farias, Luciana de Nazaré
Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira
10.37885/210303449
Capítulo 8

BIOGRAFIA MATEMÁTICA E LINHA DO NUMERAMENTO: DUAS PROPOSTAS DO PNAIC-UFPEL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Alves, Antonio Mauricio Medeiros
Brandt, Alexandra Alves
10.37885/210303624
Capítulo 9

CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA APRENDIZAGEMMATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS ON-LINE

Santos, Carlos Eduardo Rocha dos
Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
10.37885/210404100
Capítulo 10

CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA

Santos, Fernanda Muniz dos
Araújo, Jerlan Manaia de
Barbosa, Gabriela dos Santos
10.37885/210102773
Capítulo 11

DINHEIRO NA MÃO É VENDAVAL, MEDIR É ESSENCIAL, UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO SISTEMA MONETÁRIO NACIONAL E DAS GRANDEZAS E MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS

Waltrich, Kellen Figueiredo
Heesch, Josane Úrsula
10.37885/210404202
Capítulo 12

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: O CONCEITO DE MÉDIA MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Rodrigues, Chang Kuo
Ferreira, Anderson José Gomes
Carrara, Antonio Marco Campos
Silva, Helena Pereira da
Leite, Valquíria Dutra
10.37885/210504510
Capítulo 13

ENSEÑAR TRANSFORMACIONES LINEALES A PARTIR DEL MODELO DE VAN HIELE: UNA PROPUESTA APLICADA A ESTUDIANTES DE INGENIERÍA

Vanegas-Ortega, Carlos
Martínez-Pino, Christian
10.37885/210303997
Capítulo 14

ENSINO DE PROBABILIDADE PRESENTE EM ANAIS DO ENEM

Lima, Reinaldo Feio
Silva, Márcio José
Correa, Rosana dos Passos
Silveira, Helves Belmiro da
10.37885/210303791
Capítulo 15

ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE VÍDEOS E TUTORIA VIRTUAL DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA

Silveira, Maria Emanuelle Ribeiro Assef da
Melo, José Ronaldo
Silva, Sandro Ricardo Pinto da
Souza, Gustavo Mapeano Almeida de
Silva, Bruno Luiz Rodrigues e
Freitas, Andréia da Silva de
da Silva, Gabriela Brigido
Linhares, Iakson Herminio
Melo Filho, André Moreira de
10.37885/210404373
Capítulo 16

“EU NÃO SOU UM PROFESSOR REFLEXIVO!” : FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTICOLONIAL

Wagner, Guilherme
10.37885/210303432
Capítulo 17

EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA POR MEIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DA UFMG.

Ribeiro, Jéssica Rodrigues
Mello, Patrícia Laranjo
10.37885/210303560
Capítulo 18

FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICA: EXPERIENCIAS ENRIQUECEDORAS Y CONTRAPRODUCENTES DURANTE EL ACOMPAÑAMIENTO DE LA PRÁCTICA

Tello Riquelme, Daniela
Vanegas-Ortega, Carlos
10.37885/210303996
Capítulo 19

FORMAÇÃO INICAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Santos, Ariane Luzia dos
10.37885/210404360
Capítulo 20

LABORATÓRIO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM MATERIAL RECICLAVEL

Garcia, Arilene Karen de Freitas
Alves, Angelica de Freitas
Silva, Antonia Maria da
Aquino, Erlan J. de
10.37885/210404277
Capítulo 21

MAPEAMENTO DE TRABALHOS DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA A PARTIR DOS RESUMOS DO SIPEMAT: PRIMEIRO OLHAR

Lima, Reinaldo Feio
Correa, Rosana dos Passos
Silva, Márcio José
Oliveira, Osmar Talles Borges de
10.37885/210303797
Capítulo 22

METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO REMOTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Rodrigues, Chang Kuo
Pereira, Fernanda Angelo
Santos, Lilian Regina Araújo dos
Dantas, Luciana Troca
10.37885/210404429
Capítulo 23

O USO DA MATEMÁTICA NA COMPRA E VENDA DE COMBUSTÍVEL

Silva, Laiane Muniz da
Espíndola, Carlos Henrique Santos
Ferreira, Aline de Andrade
Bezerra, Simone Maria Chalub Bandeira
10.37885/201202475
Capítulo 24

ORDENS E CLASSES DE UM NÚMERO NATURAL: O JOGO DE PERCEPÇÃO DE CONCEITOS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO

Silva, William Moura da
Santos, Vívia Dayana Gomes dos
10.37885/210404314
Capítulo 25

PROGRAMAS DE INSERÇÃO E DE INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA

Lima, Bertrand Luiz Corrêa
Carneiro, Reginaldo Fernando
10.37885/210303729
Capítulo 26

PRÁTICAS MATEMÁTICAS (RES) SIGNIFICADAS COM OS MEMBROS DO GEPLIMAC/UFAC, COM O USO DA TABUADA INTERATIVA

Carvalho, Mario Sergio Silva de
Bezerra, Simone Maria Chalub Bandeira
10.37885/210404176
Capítulo 27

REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE INEQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU NO ENSINO MÉDIO

Oliveira, Paulo Cesar
Queiroz, Diego da Silva
10.37885/210404267
Capítulo 28

SABERES DE UM LICENCIANDO AO VIVENCIAR O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

Souza, Victor Nascimento de
Melo, Gilberto Francisco Alves de
10.37885/210203411
Capítulo 29

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA -TAS

Mello, Telma Assad
Rodolfo, Lisandra Garcia Rodrigues
10.37885/210404139
Capítulo 30

TECITURAS ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Pinto, Juverlande Nogueira
Souza, Maria Cecília Correa de
Correa, Flavia de Andrade
Gouveia Neto, Sérgio Candido de
10.37885/210404111
Capítulo 31

TRIÂNGULO ESFÉRICO, SUA ÁREA E OUTROS CONCEITOS: EXPERIMENTOS POR MEIO DE VÍDEOS E DO GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Teixeira, Franciele Santos
Zampieri, Maria Teresa
Sousa, Maria do Carmo de
10.37885/210404378
Capítulo 32

UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO PRESENTE EM PROVAS DE MATEMÁTICA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS – SAETO DO 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Lima, Severino Roberto de
José, Wander Alberto
Vizolli, Idemar
10.37885/210303488